Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura busca alternativas para famílias do Jardim Santana


O prefeito Roberto Sobrinho reuniu-se com moradores da ocupação Rosalina Carvalho, no bairro Jardim Santana, zona Leste de Porto Velho. A reunião aconteceu na noite de quinta feira (8), com objetivo de encontrar solução de moradia digna para cerca de 300 famílias que ocupam a área irregularmente. Também participaram do encontro, o secretário municipal de Regularização Fundiária e Habitação, Ian Kleber Cerqueira; o procurador geral do Município, Mário Jonas Guterrez e a deputada estadual, Epifânia Barbosa.

Roberto Sobrinho explicou que a área pertencia à União, mas estava ocupada por latifundiários e não cumpria a sua função social. Para fins de regularização fundiária dos bairros Jardim Santana e Socialista, o prefeito solicitou e o então presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva doou a área da antiga Gleba Aliança para o Município. O documento foi entregue posteriormente pela atual presidente, Dilma Rousseff em visita a Porto Velho.

Projeto

Sobrinho também informou que a prefeitura já tem projetos para construir 268 casas populares para famílias de baixa renda e uma escola no local, mas como a antiga posseira entrou com ação na justiça requerendo o direito de propriedade, está aguardando a decisão judicial. Outro projeto para o setor é o asfaltamento da Rua Osvaldo Ribeiro, uma das vias principais. “Juntos vamos construir uma alternativa para resolver o problema. De uma coisa vocês podem ter certeza: eu não vou deixar vocês na rua”, garantiu Roberto Sobrinho.

Benefícios

O prefeito disse que sempre teve uma preocupação e uma atenção especial para com as pessoas mais simples, que não têm moradia digna. Foi com esse objetivo que criou a Semur e o projeto de regularização fundiária que já entregou cerca de 18 mil escrituras públicas. Citou o programa Usocampeão para garantir teto às famílias que há mais de cinco anos ocupam áreas particulares, colocando advogado para defender essas pessoas, em parceria com a Defensoria Pública. Ele também mencionou a construção de casas populares, a exemplo das 716 unidades do Minha Casa Minha Vida que foram sorteadas recentemente.

Roberto Sobrinho ainda lembrou de outros benefícios levados para a região do Socialista e Jardim Santana, como reforma e ampliação de escola e unidade de saúde, asfalto e o assentamento orientado de 130 famílias que foram expulsas de uma ocupação na Estrada da Penal, dentre outros.

Opiniões

Depois de mencionar os projetos e benefícios aos moradores da região, o prefeito passou a ouvir os ocupantes da área, cujo nome é uma homenagem à mãe de Roberto Sobrinho, já falecida. “Quem realmente precisa e luta por moradia tem o apoio da prefeitura”, frisou. Após muitas opiniões, ficou decidido que a Semur fará o levantamento de todas as famílias, para saber quem de fato necessita de casa para morar e quem é especulador. Também foi definido que a prefeitura vai aguardar a decisão da justiça; vai procurar uma área próxima ao local para que, em caso de decisão judicial desfavorável, levar os moradores para outro local, e que fará nova análise do projeto que visa construir casas e escolas no local em questão.

Foi definido, ainda, que haverá outra reunião no próximo dia 27 de setembro. Roberto Sobrinho acredita que até lá a justiça já tenha dado uma solução para o caso, o que facilitará uma posição por parte da prefeitura.

Apoio

O presidente da associação de moradores da ocupação, Carlos Pereira, agradeceu o apoio do prefeito e falou da luta das famílias para conseguir um teto para morar. Ele confirmou que muitos realmente são necessitados, mas outros são meros especuladores. A deputada Epifânia Barbosa disse que está somando esforços junto com a prefeitura na busca de solução positiva para as famílias.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)