Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 - 16h32
Como parte do plano emergencial de contenção dos diversos pontos de alagamentos que surgem anualmente no período de intensas chuvas, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), avança na limpeza, alargamento e aprofundamento dos canais (córregos) que atravessam a cidade. Conforme o secretário Jair Ramires, somente este ano, 15 quilômetros de canais já foram limpos, mas a meta da Semusb é chegar aos 50 quilômetros.
O secretário faz questão de lembrar que esse trabalho da Prefeitura não começou no chamado inverno amazônico. “No ano passado, ainda no período de seca, realizamos trabalhos preventivos em diversos setores da cidade, atendendo aos pontos mais críticos e conseguimos limpar 30 quilômetros de canais”, afirmou. O maior problema, segundo Jair Ramires, é que muitas pessoas que moram de forma irregular nas margens dos canais jogam todo tipo de lixo e entulhos nesses locais, fato que impede o escoamento das águas pluviais e causa as alagações.
As ações da Semusb em 2012 começaram pelo Canal do Tancredo Neves, nos bairros Três Marias, Fortaleza e Conjunto Jamari, onde as primeiras chuvas deixaram inúmeras casas alagadas. Em dez dias de trabalho intenso, as equipes executaram limpeza em um trecho de três quilômetros. No Canal dos Tanques, o mesmo que passa atrás da rodoviária, os serviços foram realizados no trecho entre as Ruas Elias Gorayeb e João Goulart, no bairro São Cristóvão. “Só não limpamos onde a máquina não conseguiu entrar”, declarou o adjunto da Semusb, Emanuel Nery.
Há cerca de dez dias, foram iniciados os trabalhos de limpeza do Canal do bairro Castanheiras. Em uma extensão de cinco quilômetros, mais de 100 caminhões caçambas cheios de lixo foram retirados do local. Jair Ramires informa que os entulhos vão desde simples garrafas ou sacolas plásticas e carcaças de carros, eletrodomésticos e mobílias inteiras. “As pessoas não entendem que entupindo os canais com lixo elas serão as primeiras prejudicadas no período das chuvas”, lamentou. Ainda resta um trecho de dois quilômetros para serem limpos no Canal do Castanheiras.
Outro que está recebendo limpeza é o Canal Santa Bárbara. Os trabalhos iniciaram esta semana e ainda devem se estender por vários dias. Cerca de 30 caçambas “lotadas” de entulhos diversos já foram retiradas do local.
Tubos
Além da limpeza dos canais, a prefeitura está ampliando o escoamento de águas em vários trechos. Manilhas de cimento com 80 centímetros e 1 metro de diâmetro estão sendo substituídas por tubos de PVC com até 2 metros e meio de diâmetro. Com essa medida, a prefeitura melhorou o trânsito em vários cruzamentos e acabou com os alagamentos nesses locais.
Asfalto
Jair Ramires ainda informou que a Semusb está apoiando a Secretaria Municipal de Obras (Semob) na operação tapa buracos. Trabalhos dessa natureza foram realizados em ruas da área central da cidade.
Por Augusto José
Fotos: Quintela
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç