Segunda-feira, 15 de outubro de 2007 - 17h17
A Secretaria Municipal de Obras (Semob) acelera o ritmo do trabalho de limpeza de igarapés que cortam a área urbana da Capital. Para reforçar a mudança do perfil da cidade, o projeto Igarapés do Madeira, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, já é uma realidade graças ao empenho do prefeito Roberto Sobrinho. "Estamos no meio da maior bacia hidrográfica do mundo, estamos cercados de córregos, igarapés e canais", destacou o prefeito Roberto Sobrinho, lembrando que isso tem gerado problemas tipos da região por conta de ocupações desordenadas às margens desses córregos. "Nunca antes se encarou o serviço como algo preventivo e cativo da atenção do poder público", diz.
O Canal do Tancredo Neves e o Canal dos Tanques são exemplos de um trabalho diferenciado. No primeiro, o maior da zona leste da cidade, o volume de água não era suportável o que resultava em alagamentos constantes nos bairros Parque Ceará, Lagoa, Lagoinha e Tancredo Neves. A alternativa encontrada pela Semob foi aumentar a vazão da água, diminuindo os problemas de alagamentos. No Tancredo Neves o canal foi rebaixado em 1,5 metro e alargado nas laterais. Também foi feita a limpeza de outros córregos importantes, como o Canal da Penal, no 4 de Janeiro e canais menores nos bairros Jardins das Mangueiras, Lagoa , Lagoinha e Aponiã.
No Canal dos Tanques, são investidos R$ 2 milhões e 800 mil para colocação da "bolsacreto" (uma tecnologia inovadora) numa pista de caminhada, iluminação e uma área de lazer. "Hoje a população lança o esgoto diretamente no canal. Com essa obra isso vai acabar", diz o prefeito. Serão urbanizados 510 metros do canal, no trecho entre a Rodoviária e a Avenida Jorge Teixeira, no bairro Embratel. Projetos semelhantes também serão executados nos bairros Marechal Rondon, 4 de Janeiro e Triângulo.
Fonte: Ascom
Decisão do TJRO pode recolocar Cassol no cenário político e possibilitar sua candidatura ao governo
Veja a reportagem:
Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos
Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis
O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc