Por meio da secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), a prefeitura de Porto Velho avança com várias frentes de trabalho na limpeza da cidade. Um grupo de garis trabalha na Praça Madeira Mamoré, outro na Avenida Mamoré e o terceiro na Avenida Guaporé, dentre outros. Além da limpeza, equipes atuam na desobstrução das chamadas “bocas de lobo”, que são aberturas construídas nas laterais das vias públicas para o escoamento das águas pluviais.
O secretário adjunto da Semusb, Itamar Ribeiro, informou há uma semana cerca de dez a 15 garis que trabalham na limpeza da Praça Madeira Mamoré, à margem do Rio Madeira. “Já aparamos toda grama e estamos na fase de retirada dos entulhos. Tão logo esse serviço termine, iremos fazer a pintura”, declarou. Ele acrescentou que a prefeitura mantém uma equipe fixa no local para varrer e recolher o lixo. Serão agregados ao grupo mais três servidores que ficarão responsáveis por aparar a grama e podar árvores. Ribeiro acredita que levará mais uma semana para concluir o trabalho.
Canteiros
Duas importantes vias cujos canteiros e laterais estavam tomados pelo mato também recebem tratamento especial por parte da Semusb – são as Avenidas Mamoré e Guaporé. Os trabalhos começaram a partir da BR-364. Na Mamoré, as equipes já chegaram à Rua Plácido de Castro, o que corresponde um trecho de aproximadamente dois quilômetros. “Os garis estão limpando os jardins, aparando gramas e raspando toda sujeita acumulada nas laterais”, informou o secretário Itamar Ribeiro. Ainda conforme o adjunto da Semusb, o objetivo é chegar até a Avenida Calama, na zona Norte.
Na Avenida Guaporé, os trabalhos iniciaram na manhã desta quarta-feira (19), também a partir da BR-364 e seguirão até a Avenida Costa e Silva. A Rua Xerel, que liga a rodovia federal à Guaporé, é outra que teve a grama dos canteiros aparadas nesta quarta-feira pela equipe da Semusb. O trabalho realizado é semelhante ao que está sendo feito na Mamoré, além de outras vias já beneficiadas. Ribeiro adiantou que ainda esta semana a prefeitura iniciará a limpeza da Avenida Rio de Janeiro, no trecho entre Rogério Weber e Avenida Mamoré.
“Boca de Lobo”
Outro trabalho importante é a limpeza das “bocas de lobo”. A ação começou no período chuvoso e continua em diversos setores da cidade. O objetivo é conter os pontos de alagamentos quando o “inverno amazônico” chegar. Nesse trabalho preventivo, a prefeitura já retirou inúmeras carradas de entulhos dos mais diversos, que são jogados nas ruas e levados para a rede de drenagem. Itamar Ribeiro acredita que desta forma muitos transtornos e prejuízos serão evitados, mas pede para que a população colabore com a prefeitura não jogando lixo nas ruas.
Fonte: Augusto José

Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)