Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura assina OS para obra de reforma na Semob


A prefeitura de Porto Velho, por meio de seu administrador assinou a ordem de serviço para o início da obra de reforma da secretaria municipal de Obras (Semob). A solenidade aconteceu na sede da secretaria durante um café da manhã regional, com a participação de todos os servidores. A secretária da pasta, Miriam Saldaña, ao se pronunciar lembrou que em 2005, quando o atual governo assumiu a prefeitura, os equipamentos da secretaria estavam todos sucateados, principalmente as máquina utilizadas nos serviços de pavimentação, encascalhamento e tapa-buraco.

Foram necessários mais de um ano para recuperar todo o equipamento. “As máquinas estavam literalmente no toco, não tinham como funcionar e hoje, depois de quase oito anos a realidade é outra. A Semob adquiriu novos equipamentos e que possibilitou a ampliação de sua capacidade de trabalho. Para se ter uma ideia, a secretaria conseguia fazer por ano entre dois a três quilômetros de asfalto. Este ano já foram realizados vinte e dois quilômetros e existem ainda onze quilômetros para serem executados”, adiantou a secretária.

Miriam Saldanã afirmou também que o novo prefeito, que assumirá em janeiro do próximo ano, não terá dificuldades em dar continuidade ao trabalho já iniciado e os que estão prestes a iniciar. A secretária adiantou ainda que vários projetos serão deixados em andamento e com recursos financeiros disponíveis para que sejam executados.

Organização e planejamento

Em tom de despedida — faltam pouco mais de dois meses para que deixe a prefeitura— Roberto Sobrinho aproveitou o momento para agradecer a colaboração e o empenho dos servidores da Semob, que foram fundamentais para que a prefeitura desse conta da demanda de serviços apresentadas pela população. Ele também lembrou das dificuldades que teve para iniciar sua administração.“Pegamos uma prefeitura completamente quebrada. Mas conseguimos reverter esse quadro com organização e planejamento que nos permitiu, ao longo desses quase oito anos realizarmos um conjunto de obras para melhorar a qualidade de vida da população. E os investimentos que fizemos na Semob foram importantes para recuperarmos a capacidade de trabalho da secretaria”, disse o prefeito.

Ao agradecer aos servidores da secretaria, Roberto Sobrinho afirmou que dos 400 quilômetros de asfalto feitos pelo município em seus dois mandatos, cerca de 90 quilômetros foram por execução direta da Semob, o que corresponde a 22,5% de todo o asfalto novo que a cidade recebeu na atual administração. O restante foi por meio de execução indireta com a contratação de empresa via licitação.“Isso é muita coisa. Você sair de dois, três quilômetros de asfalto para vinte e dois é um salto muito significante. São quase mil por cento. A meta é ampliar ainda mais essa capacidade para chegarmos aos trinta por cento. E se eu fosse permanecer na prefeitura elevaríamos esse capacidade para em torno de cinquenta a sessenta quilômetros de asfalto”, observou.

Eficiência

Para ilustrar a eficiência do trabalho realizado pela equipe da Semob, o prefeito Roberto Sobrinho fez uma comparação com a Egesa, empresa que estava realizando a obra dos viadutos. Considerada uma empresa de grande porte, com nove contratos com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e um contingente de cerca de 10 mil trabalhadores, a empresa não está conseguindo honrar com os contratos, entre eles, a construção dos viadutos de Porto Velho, porque enfrenta dificuldades financeiras. “Ela [a Egesa] não conseguiu terminar os viadutos, mas estamos lutando para que a empresa deixe pronta pelo menos o viaduto da Jatuarana e a passagem inferior do Trevo do Roque. Para isso, decidimos destinar a empresa parte do asfalto adquirido pela prefeitura para ela concluir o trabalho nesses dois pontos. E se ela não conseguir realizar esse serviço, não tenho dúvida nenhuma que lançarei mão dos servidores da Semob para que execute essa tarefa. E tenho certeza que eles darão conta do recado”, afirmou.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)