Terça-feira, 29 de março de 2016 - 19h02
O secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio Fernandes, acompanhado do senador Valdir Raupp e do vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, assinou na última segunda-feira (28), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a ordem de serviço para a construção de uma Unidade de Acolhimento Infantojuvenil e também de um novo Centro de Convivência de Saúde Mental em Porto Velho.
As estruturas deverão funcionar nas proximidades da atual sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), situado na Avenida Guaporé. A proposta vencedora para a execução das obras foi estimada em R$1.911.160,93, cujo valor será custeado por recursos de emendas parlamentares do senador Valdir Raupp e da deputada federal Marinha Raupp somados à contrapartida da Prefeitura de Porto Velho.
A Unidade de Acolhimento Infantojuvenil deverá oferecer um serviço de residência transitória direcionado a indivíduos com dependência química, ou seja, jovens menores de idade que por ventura estejam em situação de conflito, perigo ou risco de exposição à violência relacionada ao uso de entorpecentes. De acordo com o técnico de saúde mental da Semusa, Daniel Amaral, os usuários que se enquadram nessas características serão atendidos apenas através de encaminhamento do próprio Caps-AD ou do Caps Infantojuvenil (Caps-I). Lá, o usuário poderá ficar por um período de até 72 horas para que sua situação seja estabilizada, ou o tempo necessário de acordo com os critérios da equipe que o atenderá. Contudo, o serviço não se caracterizará como internação hospitalar.
Já o Centro de Convivência de Saúde Mental servirá como um espaço de promoção de atividades culturais organizadas pela equipe de profissionais e pelos próprios usuários, possibilitando até a geração de emprego e renda com venda de artesanatos e outros artigos. O espaço cultural também deverá sediar oficinas, feiras e estará disponível para parcerias. As duas obras têm o prazo de 240 dias para sua execução.
O secretário Domingos Sávio Fernandes comemorou a assinatura da ordem de serviço e enfatizou a importância da melhoria no atendimento aos pacientes dos Caps municipais e estaduais. “Hoje é um dia especial para a saúde mental em nosso município. Temos atualmente três Caps que realizam um trabalho fantástico, mas que ainda é insuficiente para alcançar todos os usuários que precisam da assistência psicossocial. Só o Caps-Ad, por exemplo, realiza mais de 3 mil atendimentos ao mês. Em nome do Prefeito Mauro Nazif eu agradeço ao senador Valdir Raupp e à deputada Marinha Raupp pelo empenho em garantir esses recursos, assim como também ao vice-governador Daniel Pereira e ao corpo técnico da Semusa que trem trabalhado para que este projeto seja de fato realizado”, destacou Domingos.
Em sua fala, o senador Valdir Raupp parabenizou a Semusa pelo projeto. “Agradeço ao secretário Domingos e em especial à Semusa como um todo pela licitação desse projeto. Sabemos que os trâmites burocráticos por vezes dificultam o andamento dos projetos, mas o importante é que daqui pra frente temos uma grande etapa que é a construção dessa duas importantes obras”, concluiu o senador.
Por fim, o vice-governador Daniel Pereira enfatizou que as parcerias entre Prefeitura e Governo do Estado deve continuar, pois os maiores beneficiados serão os usuários do sistema público de saúde.
Fonte: Collien Rodrigo | NIEMSUS – SEMUSA
A Marcha é um evento que abençoa nossa cidade, nossas autoridades e nossas famílias. Quando Deus está no centro, há prosperidade.Milhares de vozes
Deputado A rua é uma importante rota de acesso para diversos moradores e profissionais da região.
Com o compromisso de atender às demandas da população e melhorar a infraestrutura urbana da capital, o deputado estadual Alex Redano (Republicanos)
Com presença firme e olhar voltado para o futuro, o governador Marcos Rocha participou, nesta terça-feira (5), da retomada dos trabalhos na Assemble
Nesta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) retomou oficialmente os trabalhos após o recesso parlamentar. A sessão ordinária