Sexta-feira, 10 de junho de 2011 - 10h36

A prefeitura de Porto Velho, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), realizou nesta quarta feira, no Mercado Cultural, a “Noite da Palavra”. O evento faz parte do 1º Seminário Internacional de Línguas Estrangeiras e também da XVI Semana de Letras. A parceria com o Município foi firmada através da Fundação Iaripuna, que cedeu o espaço do Mercado Cultural, sonorização e iluminação.
Conforme o professor da Unir, Rubens Vaz, o “Binho”, um dos organizadores, o evento contou com a participação de acadêmicos de outros estados, como Acre e Amazonas, além de personalidades internacionais, a exemplo da professora, cantora, poetisa e atriz, Gentian Miller, da República da Guiana. “O que está acontecendo hoje é uma conexão da academia com a população, através da arte”, comentou.
Miller recitou versos, poemas e poesias, interpretou e cantou só e acompanhada da cantora regional Elisa Cristina, responsável pelo espetáculo musical. A artista rondoniense interpretou grandes clássicos da música em inglês e espanhol. “Estou me sentindo em casa, bem confortável”, disse Miller através do intérprete, o professor de inglês da Unir, Miguel Neneve. Ela acrescentou que o Brasil tem uma cultura mais aberta, ao contrário da Guiana, que adota uma postura conservadora. “Está na hora da Guiana acordar para a América do Sul. Isso aqui está muito bom e eu pretendo voltar outras vezes”, enfatizou.
Para o professor Miguel Neneve, o objetivo foi alcançado, pois a parceria entre Unir e prefeitura permitiu mostrar ao público a “multiculturalidade da cultura”. “O que está acontecendo hoje é inédito para nós, é uma celebração cultural e isso significa que estamos expandindo nossas fronteiras”, declarou. “Binho” fez questão de enaltecer a parceria com a prefeitura para a realização do evento. “Somos parceiros de longas datas”, afirmou.
Representante da Fundação Iaripuna, Carlos Macedo (Mado), disse que o apoio da prefeitura ao evento faz parte da política adotada pelo prefeito Roberto Sobrinho pela promoção da cultura regional. Ele ainda informou que o Município estuda a possibilidade de tornar a “Noite da Palavra” um evento permanente no Mercado Cultural, como forma de disseminar as mais diversas manifestações culturais e artísticas da região.
A “Noite da Palavra” ainda serviu como espaço para exposição de vários livros escritos por professores da Unir e DC’s de artistas regionais, a exemplo de “Binho” e “Bado”, dois reconhecidos nomes da música em Rondônia e em toda região Norte do Brasil.
![]() |
Fonte: Augusto José
Fotos: Medeiros
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar
Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)