Segunda-feira, 29 de outubro de 2012 - 15h29
Representantes municipais e estaduais, reunidos no palácio Tancredo Neves discutiram e viabilizaram a criação do Centro de Multieventos, uma área de 78 hectares localizada no local onde hoje é o Aeroclube, na zona Sul da cidade. O Espaço Multieventos será construído pelo município, Estado e iniciativa privada, no intuito de resolver problemas de infraestrutura para lazer e cultura. Hoje, não existe um local adequado para grandes eventos. Com a iniciativa da prefeitura, a capital se equipara a metrópoles como São Paulo, no que diz respeito à promoção cultural e melhoria da qualidade de vida da população.
Segundo o prefeito Roberto Sobrinho, o município já tem recurso inicial de 20 milhões de reais. “Com esta reunião estamos trilhando um caminho muito mais rápido para a concretização deste espaço. A cidade cresceu e não existe um local amplo que atenda às necessidades de eventos como o Flor do Maracujá, convenções evangélicas, carnaval, entre outros. O projeto é para uma área bastante estratégica e terá vias que permitem a escoação do fluxo de carros e o acesso a todas as áreas da cidade”, disse.
Em contrapartida será oferecido pelo governo do Estado outro local para ser o novo Aeroclube e a garantia de uma estrutura igual a que o espaço possui hoje. O aeroclube de Porto Velho é o único que forma pilotos civis na Amazônia.
Projeto
De acordo com o projeto apresentado pela secretaria municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), no local haverá um Centro de Convenções digno de uma grande capital, localizado na região fronteiriça a BR 364. Próximo serão instalados um ou mais hotéis, terá um Estádio capacidade para 15 mil pessoas, com estacionamento próprio; terá um Parque de Exposições Agropecuárias, com uma área de 18 hectares, maior que o atual; uma Pista de Kart e de MotoCross, com um Centro de Pilotagem, onde será feita a reciclagem de motociclistas, reduzindo a probabilidade e acidentes no trânsito.
Além disso, toda a área verde do local será aproveitada na construção de um Bosque, um espaço destinado para atividades esportivas e de lazer, proporcionando a população caminhada em contato com a natureza. Serão edificações com arquitetura diferenciada que irá despertar o interesse de quem estiver chegando à cidade. “Talvez o mais importante espaço do local seja a grande pista com duas áreas de dispersão que será utilizada para shows cultos, ou seja, eventos de grandes proporções. Conseguimos através de uma emenda de 20 milhões de reais. O espaço Multieventos foi projetado para ser seguro, bem iluminado, com estacionamento amplo. Proporcionando que sejam realizadas atividades em uma mesma época”, explica o prefeito.
Segundo o governador Confúcio Moura, o projeto superou suas expectativas. “Tenho certeza de que este Centro de convenções ficará em nível de grandes centros urbanos. Está maravilhoso. O passo agora é transformar isso em lei. Esta é uma área necessária para o Estado. E eu me coloco a disposição para, juntos, fazermos isso acontecer. O prefeito Roberto Sobrinho deixa um glorioso mandato, pois este é um grande empreendimento e agradeço por esta iniciativa que resolve todos os nossos problemas”, afirma.
Antônio Roberto, superintendente do Patrimônio da União, disse que para iniciar as obras são necessários alguns procedimentos. "Primeiramente a aeronáutica deve realizar a transferência para o Patrimônio da União, só assim daremos início as atividades. Temos que definir também quem será o gestor, o estado ou o município", disse.
Estava presente a Chefe de Gabinete, Miriam Saldaña; os secretários municipais de Projetos e Obras Especiais; de Regularização Fundiária e Habitação; de Esporte e Lazer; de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo; a coordenadora municipal de Turismo;o presidente da Fundação Cultural Iaripuna; o procurador municipal; ocoordenador geralde Patrimônio, Álvaro Lustosa; o representante da OAB, Orestes Muniz; otenente-coronel Aviador Cláudio Wilson Saturnino da Base Aérea de Porto Velho; o Superintendente do Patrimônioda União, Antônio Roberto; os secretários estaduais, Edison Vicente e Francisco Leilson, entre outros representantes do governo, além de representantes do sindicato dos pecuaristas de Rondônia.
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg