Quarta-feira, 8 de junho de 2011 - 16h02

A prefeitura de Porto velho recebeu na manhã desta quarta feira (08/06), nove caminhonetes, 23 carros de passeio e 15 motocicletas 125c do consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), resultado de compensações sociais, devido a construção da Hidrelétrica Jirau. A entrega foi feita pelo diretor de infraestrutura da ESBR, Marcelo Sá.
A cerimônia aconteceu em frente ao prédio da prefeitura e contou com a presença dos vereadores Cláudio Carvalho, Sid Orleans, DJ Moisés, Jurandir Bengala, Marinho Melo e os secretários municipais Williames Pimentel, Pedro Beber e demais convidados. Os veículos passarão a integrar a frota da secretaria municipal de Saúde (Semusa), para atender o programa de saúde da família. “Estes veículos estarão à disposição da Saúde, para transportar médicos, enfermeiros técnicos e demais componentes das equipes de saúde da família aos distritos e demais localidades de Porto Velho”, discursou o prefeito.
O prefeito destacou que esta é apenas uma pequena parte das compensações da Usina Jirau. “Muitos outros benefícios chegarão através das compensações, isto faz parte de um planejamento estratégico que fizemos para que estes recursos pudessem fortalecer a capacidade do município para atender a população com melhor qualidade”, completou.
O secretário Williames Pimentel destacou que com as aquisições será possível levar a saúde aos locais mais distantes. “Onde os carros não passam, estarão as motocicletas, e as equipes de saúde da família poderão chegar até as comunidades mais distantes beneficiando a população em todos os lugares”, disse o secretário.
O investimento total foi de R$ 1.761.810,00. “Esta é apenas uma pequena parcela das compensações que a ESBR entrega a prefeitura de Porto Velho, com a certeza que vai trazer grandes benefícios a população desta cidade, minimizando assim os impactos da Usina na cidade”, disse o diretor de Infraestutura da ESBR, Marcelo Sá.
Discursaram ainda o vereador Cláudio Carvalho, líder do prefeito na Câmara, e o secretário Marcelo Fernandes (Semob). “Com a entrega destes veículos a prefeitura terá mais um reforço em suas atividades. Isto demonstra que a prefeitura priorizou setores importantes como a saúde para receber este volume de recursos e quem ganha com isto é a população, principalmente as comunidades mais isoladas”, disse Cláudio.
Marcelo Fernandes reforçou sobre as obras de pavimentação asfáltica que a Semob vem realizando também com recursos de compensações sociais. “Fizemos a Calama, estamos com o maquinário na Abunã e muito mais será feito. O que demonstra que além da saúde e educação, os recursos de compensação também estão chegando para reforçar as ações da prefeitura na infraestrutura da cidade”, comentou.
![]() |
Fonte: Meiry Santos
Fotos: Frank Néry
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)