Domingo, 29 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito vai repassar recursos para quadrilhas e bois bumbás



O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, vai fazer o repasse de R$ 200 mil para a Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia (Federon) no próximo sábado (5/6), durante o Arraial ‘Arrasta-Pé do Porto’, às 20h, na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Mercado Cultural. O arraial terá apresentação das quadrilhas ‘Rádio Farol’, ‘Juab’ e ‘Rosa Divina’ e dos bois bumbás ‘Corre Campo’ e ‘Diamante Negro’. A festa será encerrada com muito forró.

Neste ano a prefeitura dobrou o valor do repasse destinado aos grupos folclóricos e está investindo R$ 150 mil na estrutura de arraiais realizados na cidade e nos distritos. É o caso do Arraial Flor do Cactus, na Zona Sul, e do Araialeste, na Zona Leste. A prefeitura também está prestando apoio logístico para a realização do Arraial Flor do Maracujá, com limpeza e iluminação do entorno do local onde será feita a festa, além da organização do trânsito e dos serviços prestados pelo Samu.

“Este apoio a uma das mais arraigadas tradições da população de Porto Velho vai ao encontro da política da Iaripuna de valorizar a cultura do município, que é muito rica e diversificada, e sobrevive graças à abnegação e esforço de um grande número de pessoas da comunidade, que trabalham de forma abnegada para possibilitar as belas apresentações de quadrilhas e bois bumbás que temos nas festas juninas da Capital”, afirma Roberto Sobrinho.

O apoio aos grupos folclóricos faz parte da política da Fundação Iaripuna de ocupar os espaços públicos que a prefeitura está disponibilizando para a população. É também uma forma de oferecer opções de lazer para os jovens, para desviá-los de más companhias que favorecem o crime, segundo a vice-presidente do órgão, Berenice Simão. É o caso, por exemplo, dos ensaios das quadrilhas e bois-bumbás, que na maior parte das vezes iniciam depois das 23h, quando os integrantes dos grupos encerram seus compromissos profissionais ou escolares.

Serviço – Arraial Arrasta-Pé no Porto
Local – Praça Getúlio Vargas em frente ao Mercado Cultural
Data – 5 de junho (sábado)
Horário – 20h

Fonte: Ana Aranda

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei

Gente de Opinião Domingo, 29 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)