O prefeito Roberto Sobrinho recebeu ontem em seu gabinete o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Paulo Lustosa da Costa, e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB). Roberto aproveitou o encontro para pedir ao presidente o empenho na liberação de R$ 3 milhões referente a um convênio já assinado com a Funasa, para a aquisição de equipamentos. Com a liberação deste recurso faremos a limpeza dos canais e a manutenção de forma mais freqüente, contribuindo para reduzir os focos de malária e dengue que se formam nestes locais, além de facilitar o escoamento das águas, principalmente nos períodos das chuvas, evitando assim os alagamentos em algumas área da cidade, destacou o prefeito.
Roberto disse a Paulo Lustosa que a limpeza dos canais é, sobretudo, uma questão de saúde, e que será de grande importância para o município a liberação destes recursos para a aquisição dos equipamentos. O prefeito lembrou que desde o início do seu mandato vem adotando uma série de medidas como contratação de mais técnicos e compra de carros e motos para o setor de epidemiologia da secretaria Municipal de Saúde intensificando o trabalho preventivo de combate e controle da dengue e malária.
Marinha Raupp reforçou o pedido do prefeito destacando o trabalho que vem sendo realizado para chegar a grande quantidade de canais que cortam os vários bairros da capital.
Hoje a prefeitura faz a limpeza dos canais através da contratação de máquinas. Com a compra destes equipamentos além da redução de custos, também será possível fazer o trabalho de limpeza com mais freqüência, embora seja indispensável a participação e colaboração da comunidade evitando jogar lixo e objetos como geladeiras, fogões e sofás velhos nos canais. A população precisa dar a sua parcela de colaboração pois a manutenção dos canais limpos depende fundamentalmente da colaboração de cada um de nós, disse o prefeito, ao lembrar que esta ação previne sobretudo doenças tão comuns na nossa região.
Domingo, 13 de outubro de 2024 | Porto Velho (RO)