Quarta-feira, 25 de julho de 2012 - 19h50
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, defendeu nesta quarta-feira, 25, na posse da secretária estadual de Promoção da Paz, Maria da Penha de Souza Meneses, que a valorização do ser humano tem quem estar no centro das decisões governamentais. Para o prefeito, muitas das vezes a população dá mais atenção às ações de maior visibilidade, como obras de infraestrutura, do que um programa de acolhimento a dependentes químicos. No evento, o prefeito estava acompanhado pelo coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Jonatan Ramos “Figa”, a secretária Edna Vasconcelos, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Yaralinda Freitas.
Roberto Sobrinho parabenizou o governador Confúcio Moura pela iniciativa de criação da Secretaria de Promoção da Paz, instituída este ano, e que irá tratar da questão da dependência química no âmbito do Estado. Para ele, essa é uma iniciativa necessária que deve ser apoiada pela sociedade e revelou um dado estarrecedor levantado pela prefeitura, depois da criação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps/AD). “Quando criamos o Caps/AD foi constado um grande número de crianças e adolescentes em tratamento porque eram dependentes químicos. Por causa disso, tivemos que inaugurar o Caps infantil que já tem cadastrado duzentas e cinquenta crianças e adolescentes. Essa é uma realidade muito triste. E essa iniciativa do governador Confúcio é fundamental porque traz para o centro da discussão o ser humano. Com a criação dessa secretaria o ser humano deixa de ter um papel secundário”, afirmou.
Roberto Sobrinho falou também do convênio firmado com a Casa Família Roseta, que tem como objetivo tratar das mulheres dependentes químicas, um assunto que ainda é tabu para a sociedade nos dias de hoje. “Muitas das vezes quando se fala em dependência química, vem logo em mente alguém do sexo masculino. Mas há muitas mulheres que padecem dessa doença também. Essa constatação foi que nos motivou firmar essa parceria”, afirmou.
O prefeito falou também dos programas desenvolvidos pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ), que visam afastar os jovens do mundo das drogas e da criminalidade, e das ações das ações da Secretária Municipal de Educação (Semed), como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), voltados aos alunos, e o “Cultura da Paz”, que atende cerca de 400 professores da rede municipal de ensino.
Fonte Joel Elias
Foto: Medeiros
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).