Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito Roberto Sobrinho presta contas à comunidade


    
 
A convite do Partido dos Trabalhadores, o prefeito Roberto Sobrinho prestou contas das ações desenvolvidas pela sua administração, em plenária aberta à toda comunidade, na noite desta sexta-feira (16), no auditório da Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho. O evento teve por objetivo avaliar a gestão municipal até aqui e discutir ações a serem executadas ainda este ano.

Em um breve relato, o prefeito enumerou os avanços obtidos pela Prefeitura durante os últimos três anos e meio. Divididos em eixos, os temas Saúde, Geração de Emprego, Moradia, Educação, Infra-estrutura, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, foram expostos com minúcias, num quadro comparativo entre o antes e o agora.

Entre as melhorias na saúde do município, Roberto Sobrinho ressaltou a construção da Maternidade Municipal, a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, e a ampliação do quadro médico e de funcionários, a estruturação dos pronto-atendimentos, a implantação da Farmácia Popular, a implantação do serviço de atendimento bucal (centros odontológicos), além da ampliação dos programas de planejamento familiar.

No item geração de emprego, o prefeito deu destaque aos postos de trabalho abertos pela própria Prefeitura, onde o quadro de funcionários em 2004 era de 6.930 e em 2008 já somam um total de 8.290. A capacitação oferecida através dos programas Juventude Cidadã, Projovem e Planseq, a reestruturação de praças e locais públicos que proporcionou condições dignas aos trabalhadores do setor informal.

A criação da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Semur), a distribuição gratuita de escrituras públicas, programa que já beneficiou 4.500 famílias, e a construção de quase mil moradias populares, foram algumas das melhorias apontadas no tema Moradia. Na área da Educação, o prefeito apresentou números que comprovam a universalização do acesso à educação. Hoje são mais de 42 mil estudantes na rede municipal. O prefeito destacou ainda a ampliação e construção de novas escolas, além do reforço dado pela Prefeitura ao transporte escolar, que atende atualmente mais de oito mil crianças.

A pavimentação de ruas, com asfalto e sistema de drenagem, encascalhamentos, a ampliação na rede de iluminação pública, a integração do sistema de transporte urbano, a construção de ciclovias, foram alguns itens do tema Infra-estrutura. A construção de espaços comunitários com a construção de novas praças e reforma das antigas, a construção de quadras poliesportivas, a restauração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, compõem o tema Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Estiveram presentes no evento a primeira-dama, Lucilene Peixoto, o presidente regional do PT, Tácito Pereira, o presidente do diretório regional do PT, Inácio Azevedo, o presidente do diretório municipal do PMDB, Fernando Prado, o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Coelho, e os vereadores Ted Wilson, Zequinha Araújo e Mário Jorge.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Em um ano que será marcado pela escolha dos novos governantes nas esferas estaduais e federal, o Partido NOVO já começa a movimentar o cenário local

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)