Terça-feira, 17 de maio de 2011 - 17h33
Cumprindo seu dever de cidadão e eleitor, o prefeito Roberto Sobrinho compareceu ao Fórum Eleitoral em Porto Velho, na tarde desta terça feira (17), para fazer o seu cadastramento biométrico. Ele atendeu convite da presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Zelite Andrade Carneiro. O prefeito estava acompanhado de vários secretários municipais, além da diretora da Maternidade Mãe Esperança, médica Ida Peréia e do vereador Cláudio Carvalho, que também se cadastraram.
“Esse cadastramento é um avanço na tecnologia de identificação, que procura garantir mais transparência e segurança ao eleitor na hora do voto, fazendo valer de fato a vontade popular no processo eleitoral”, destacou o prefeito. Roberto acrescentou que, com seu gesto, pretende estimular os 280 mil eleitores da Capital a fazerem o mesmo, tornando-se apitos a exercerem a sua cidadania no momento de escolher os seus representantes.
A desembargadora Zelite Andrade agradeceu ao prefeito e aproveitou a oportunidade para pedir aos demais eleitores que compareçam ao Fórum Eleitoral. “O prefeito foi convidado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e prontamente atendeu ao nosso chamado. Certamente a sua atitude vai incentivar outros a procederem da mesma forma, procurando a Justiça Eleitoral para fazerem o cadastramento biométrico”, declarou.
Zelite Andrade disse que o cadastramento biométrico tem como objetivo a transparência do voto, a praticidade e a legitimidade da vontade do eleitor. Os dados também servirão para a formação do Registro de Identificação Civil (RIC), que será único em todo o território nacional. A desembargadora ainda acrescentou que todo processo em Rondônia está sendo feito com recursos próprios do TRE.
A Justiça Eleitoral estima que 10 milhões de brasileiros estarão aptos a votar já nas próximas eleições municipais por meio da identificação biométrica, que é feita através das impressões digitais. O prazo final para o cadastramento em todo o Brasil é até 31 de março de 2012. O horário de atendimento é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta feira, sem intervalo para o almoço. Para fazer o cadastramento, o eleitor deverá apresentar xérox e originais do RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência. O atendimento é feito no Fórum Eleitoral, à rua Jacy-Paraná, centro, ao lado da Justiça Federal.
Procedimento
O cadastramento biométrico é feito através da captura das digitais e de uma fotografia de cada eleitor. Depois de confirmar seus dados biográficos (nome, filiação, grau de escolaridade, endereço, telefone, etc.), para atualização, assinará digitalmente o nome completo. Na sequência é colhida as impressões digitais de todos os dedos das mãos em um scanner e o eleitor é fotografado.
Também fizeram o cadastramento biométrico o presidente da Fundação Iaripuna, Altair dos Santos (Tatá); o secretário da Semtran, Itamar Ferreira; Benedita Nascimento (Semas); Fátima Ferreira (Semed); Mário Sérgio Teixeira (Emdur); João Herbert Peixoto (Ipam); o assessor executivo do prefeito, Wilson Correia e a chefe de gabinete adjunta, Érica Munaretti.
Fonte: Augusto José
Foto: Quintela
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado