Quinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito Roberto Sobrinho fala da retomada de obras


O prefeito Roberto Sobrinho foi o entrevistado do programa Câmera 11, da TV Candelária, afiliada da TV Record em Porto Velho desta quarta-feira, 18/04. Comandada pelo jornalista Léo Ladeia, a entrevista abordou temas como trânsito, viadutos, IPTU, Estrada de Ferro e outros. O prefeito inicialmente falou do período chuvoso que atingiu toda a região norte. “Deixamos de concluir diversas obras devido a este inverno amazônico que foi muito intenso. E regiões como a zona Leste sofreu bastante. Mas já estamos retomando dos trabalhos e vamos pavimentar diversas ruas, encascalhar outras e levar melhorias aos bairros desta localidade”, disse ele.

Sobrinho falou ainda que a cratera que surgiu na BR364 atingiu os bairros da zona Leste. “Eu não poderia impedir o desvio dos veículos pelos bairros. Pois, era a única solução naquele momento para garantir que os veículos pudessem continuar seu percurso. Somos passagem para o estado do Acre e demais regiões. E o bloqueio desse trajeto poderia comprometer inclusive o abastecimento da nossa cidade. Mas o Dnit já se comprometeu em recuperar as ruas atingidas pelo grande volume de carretas que passaram e ainda estão utilizando a região. Inclusive terei uma nova reunião com o órgão para definir o cronograma destas ações”, afirmou.

Trânsito

Ainda sobre o assunto o apresentador Léo Ladeia perguntou ao prefeito se a administração municipal teria projetos para criar novas alternativas para o trânsito da cidade, prevendo situações como a da BR. “Temos projetos que vão ligar a região central até a zona Leste. Como fizemos com a Sete de Setembro e a Pinheiro Machado, também planejamos construir novas alternativas para o trânsito de Porto Velho. Uma delas é a rua Itatiaia que vai ligar a Mamoré até o bairro Ulisses Guimarães. Será uma grande alternativa para os moradores da zona Leste que deixarão de usar ruas tradicionais e terão mais um acesso, fluindo melhor o trânsito e a economia de tempo para seu trajeto”, explicou.

O prefeito lembrou ainda que a obra da Amazonas já foi retomada no bairro Jardim Santana. “Estamos asfaltando essa importante avenida até o final, facilitando ao acesso aos bairros Tancredo, São Francisco e Ulisses, sem a necessidade das tradicionais ruas da zona Leste”, reforçou.

Demandas

A participação do telespectador se deu por meio de mensagens via celular e redes sociais. Uma das perguntas enviadas foi sobre a construção de uma creche e unidade de saúde das imediações do assentamento Rosalina Carvalho. “Temos recursos assegurados para estes projetos. Vamos fazer licitação e a obra vai acontecer. Mas hoje, estamos ampliando a escola Elenilson Negreiros para atender a demanda da região. E ainda como melhoria estamos contratando uma empresa para trabalhar no Assentamento com a melhoria das ruas”, citou.

Sobre as bocas de lobo, o prefeito disse que repassou recurso para a Emdur para que seja feito um trabalho intenso. “Quando chove muito estas bocas de lobo entopem, pois com as águas vem as garrafas pets e outros lixos. E isso causa alagamento, por isso estamos realizando este trabalho. Mas precisamos muito da ajuda dos moradores”, disse ele.

Viadutos

Sobre os viadutos o prefeito explicou que as obras serão retomadas a partir do dia 2 de maio. “Já foi feito a remoção da rede de energia que vem da Faro ao Trevo do Roque e iniciaremos o asfaltamento das marginais. No dia 15, vamos mexer no viaduto da Jatuarana. Vamos reparar a o aterramento e depois a pavimentação. Até o final do ano quero entregar a população os viadutos da Jatuarana, do Trevo do Roque, e os pontos da Rio de Janeiro, Campos Sales e Prudente de Moraes. É uma das obras mais importantes que temos hoje na cidade e que vai melhorar muito o trânsito”, citou.

Ainda sobre a rede elétrica, o prefeito falou que a rede de transmissão que hoje está na BR, entre a Rio de Janeiro até Trevo do Roque e precisa ser retirada para a obra dos viadutos, será remanejada para a Raimundo Cantuária. “É uma das situações que tem desacelerado esta obra. Temos ainda a questão das indenizações coordenadas pelo Dnit. Uma delas, e de grande importância, já aconteceu que era a da Três e Meio. Aqueles galpões que lá existiam já foram retirados e as obras retomadas”, disse.

Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Questionado sobre a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, especificamente sobre o retorno do passeio do trem, o prefeito esclareceu que é uma das ações previstas no projeto de restauração do complexo da EFMM. “Recuperamos a praça, reformamos um dos galpões e a Santo Antônio já está recuperando o Galpão da Rotunda. E a volta do Trem da EFMM também faz parte do projeto. Teremos neste complexo, a Fundação Cultural Iaripuna, que vai funcionar no antigo prédio da Enaro, uma praça de alimentação, um museu e um espaço para teatro. E o trem voltará a fazer o percurso da EFMM até a igreja de Santo Antônio”, relatou.

UPA’s

Sobre as UPA’s o prefeito disse que já estão praticamente concluídas e que deve entregar em maio. “Já estamos comprando os equipamentos e espero entregar à população as duas UPA’s, a da zona Leste e a da zona Sul no mês que vem. Estas unidades deverão atender, em média, entre 600 a 700 pessoas por dia”, completou.

Terminal hidroviário

O prefeito explicou que obra do Terminal Hidroviário do Porto do Cai N’água, que está sendo construído às margens do rio Madeira, está avançada. “Este terminal foi elaborado com a intenção de valorizar o local e também, chamar a atenção da população e dos turistas para o rio Madeira, o “berço” de Porto Velho. A plataforma do Terminal terá uma estrutura naval de 60 metros de largura que pesa cerca de 750 toneladas. Ela terá ainda dois flutuantes para embarque e desembarque de passageiros e mercadorias e duas passarelas metálicas de 120 metros extensão que farão a ligação com a margem, e por onde passarão veículos e passageiros. Antes de setembro estaremos entregando mais esta grande obra”, finalizou.

Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia

Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia

Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de

Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,

Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia

Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia

O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C

Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia

Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia

A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)