Quinta-feira, 12 de julho de 2012 - 17h57
O prefeito Roberto Sobrinho entregou nesta quinta-feira, 12, à população da zona sul, o novo Mercado do Peixe da cidade. Localizado na Rua Paris, entre as avenidas Jatuarana e Angico, no bairro Conceição o estabelecimento tem uma área construída de 528,94 metros quadrados e uma área edificada de 125,64 metros quadrado. Financiada com recursos próprios do município, a obra teve um custo de R$ 512 mil.
São 12 boxes no total, 10 para a venda de pescado e mais dois para a comercialização de verduras, banheiros com acessibilidade, depósito e estacionamento. Para o local foram remanejados os vendedores de peixe que tinha seu ponto num trecho da calçada da Rua Tancredo Neves, e estavam ameaçados de despejo por causa de uma ação movida na Justiça pelo Ministério Público (MPE).
Participaram da solenidade oficial o prefeito Roberto Sobrinho, o secretário Israel Xavier, da secretaria municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), o secretário Agnaldo Nepomuceno, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), o representante dos peixeiros, Bernardino Simão, permissionário dos box e comunidade em geral.
Ao falar sobre o novo empreendimento que acabava de entregar à população, o prefeito Roberto Sobrinho afirmou que o Mercado do Peixe beneficiará tanto os vendedores de peixe a população daquela região da cidade por estarem um espaço melhor estruturado que contribuirá para o incremento da renda deles.
“Lá na Tancredo Neves, não havia a mínima condição para se desenvolver essa atividade econômica. Eles ficavam praticamente na rua. Aqui nesse novo espaço eles têm banheiro, caixa d’água, ou seja, um local organizado, higienizado, adequado para a venda de peixe. E essa mudança, com certeza irá contribuir para que eles vendam mais e possam aumentar o lucro”, afirmou.
Valorização do ser humano
O prefeito também afirmou que se fosse para obedecer ao que determina a lei, a prefeitura tinha despejados os vendedores deixando que eles se virassem para buscar o sustento da família, como acontecia no passado. Mas hoje, a política da prefeitura tem sido a de valorizar primeiro o ser humano, por isso a prefeitura optou em negociar com Ministério Público e Justiça a permanência dos vendedores no local, enquanto o município procurava um local para remanejá-los. “Para mim era muito mais fácil mandar a Postura tirar todo mundo do lugar em nome do embelezamento da cidade. Sabemos que temos que nos preocupar também com essa questão, mas todo esse pessoal desempregado apenas para cumprir uma formalidade não seria justo. E essa tem sido a atitude da prefeitura ao longo desses mais sete anos”, disse o prefeito.
Roberto Sobrinho lembrou que em outros casos semelhantes, essa foi também a atitude tomada pela prefeitura, como no caso dos vendedores da Praça Aluizio Ferreira, que foram remanejados para uma praça de alimentação próximo ao ginásio Cláudio Coutinho, dos vendedores da praça Marechal Rondon, na Rogério Weber com a 07 de Setembro, do Mercado Cultural, do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Falando em nome dos vendedores permissionários dos boxes do Mercado de Peixe, Bernardino Simão agradeceu ao prefeito reconhecendo o empenho do gestor municipal para solucionar o problema gerado por causa da ação judicial. “Desde o primeiro momento quando levamos ao conhecimento dele o drama que estávamos vivendo, o prefeito se prontificou em nos ajudar e hoje ele está cumprindo o que prometeu”, afirmou Simão que já trabalha na atividade há seis anos.
A vendedora de verduras, Olívia Nascimento, que também ganhou um box no Mercado do Peixe, fez questão de mostrar a felicidade por estar em um local melhor para receber os consumidores. “Aqui está bem melhor e com certeza, com a graça de Deus, o movimento também será melhor para todos nós”, festejou. Ao final da solenidade de inauguração, a verdureira ofereceu aos presentes uma caldeirada de peixe.
Fonte: Joel Elias
Foto: Medeiros
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes