Quarta-feira, 11 de abril de 2012 - 18h19
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, foi o entrevistado do programa “Fala Rondônia” desta quarta-feira, 11, apresentado pelo jornalista Marcelo Bennesby, que vai ao ar pela Rede TV de segunda a sexta, a partir das 11h. No programa, o prefeito falou sobre sua administração e respondeu perguntas feitas pelo jornalista e também pela população por meio das mídias sociais do programa.
Questionado pela telespectadora Raquel Alves sobre os viadutos, o prefeito adiantou que as chuvas prejudicaram o andamento da obra que teve de ser paralisada para que o serviço feito não fosse perdido. Com a chegada do verão, será priorizada a conclusão dos viadutos da Jatuarana, que falta apenas receber a camada asfáltica e da Três e Meio que estão mais adiantados. “O DNIT também já está trabalhando na questão das indenizações que serão pagas aos proprietários dos imóveis que serão desapropriados e a Eletrobrás também já está preparando a retirada da rede que leva energia elétrica ao Acre, que estava impedindo a continuação do viaduto do Trevo do Roque. Com essas questões resolvidas vamos poder avançar com a obra”, disse.
Com relação ao estado de conservação das ruas e avenidas da cidade, Roberto Sobrinho frisou que até o final do mês grande parte das ruas hoje danificadas serão recuperadas pelas equipes de tapa buracos da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb). “Esse problema dos buracos nas ruas é provocado pelo grande volume de chuva que a cidade recebe. E isso não é um problema só de Porto Velho, é em todo o estado, em todos os municípios da Amazônia. E nesse período trabalhamos com ações emergenciais no sistema viário principal. Mas a partir desta semana, com o verão chegando vamos começar a mudar esse quadro garantindo a recuperação e conservação das vias”, disse.
O prefeito também anunciou a pavimentação, até o final de seu mandato, em dezembro, de mais 100 quilômetros de vias, totalizando 400 quilômetros de asfalto, que dobrará o número de vias pavimentadas na cidade, atendendo bairros como o Eletronorte, Areia Branca, Nova Floresta, Conceição, Nacional, JK I, II e III, Flamboyant, Três Marias, entre outros.
Sobre suas ações de governo, o prefeito lembrou que foram várias as ações desenvolvidas em todos os setores da administração, como a área cultural, social, meio ambiente, questões de gênero, mas as mais visíveis são as das áreas da saúde e da educação. “Na saúde, quando assumimos, havia apenas 13 equipes do Programa Saúde da Família para atender todo o município. Nesses sete anos, conseguimos ampliar o número de equipes que hoje atendem sessenta e oito por cento da população. E vamos ampliar mais ainda chegando a oitenta por cento. Ou seja, faltará pouco para que o programa seja universalizado”, afirmou.
Em maio, adiantou o prefeito, serão inauguradas as unidades de pronto atendimento (Upas) da zona Leste e da zona Sul e, já na sexta-feira, 13, ele entrega à população a unidade de saúde de Extrema. A prefeitura também majorou a remuneração para quem trabalha no interior, como forma de atrair médicos para trabalharem nos distritos. Com o reajuste a remuneração pode chegar até R$ 14 mil. “Na educação contratamos mais de três mil funcionários, o que significa dizer que ampliamos o número de alunos. Reformamos e inauguramos também várias escolas tanto na cidade como nos distritos, tudo para melhor atender a população, diante do aumento da demanda por mais salas de aula”, disse.
Fonte: Joel Elias
Foto: Medeiros
Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil
Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis