Segunda-feira, 22 de dezembro de 2014 - 07h40
Em entrevista nesta segunda-feira (22), ao programa Bom Dia Rondônia, TV-Rondônia, o prefeito Mauro Nazif fez uma espécie de balanço das ações da municipalidade ao responder a perguntas gravadas pela emissora com populares em vários locais da capital..jpg)
Mauro falou de educação – “O melhor Ideb de Porto Velho é uma escola em Extrema”; transportes – “As empresas devem mais de 20 milhões de reais à prefeitura”; disse; de saúde – “acabaram as queixas das UPAs”; do entupimento de canais – “Quando o tatuzão vai limpar um bueiro o que encontra muito são garrafas pet”; de iluminação pública “Mais de 92% da cidade já conta com iluminação pública”; de IPTU, com um desafio – “Qual o município que fica três anos, como nós, sem dar aumento no setor?”, e outros temas sempre provocados pelos entrevistados.
EDUCAÇÃO
O prefeito portovelhense disse que pretendia, em 2014, instalar cinco escolas com tempo integral no município, mas que a forte enchente que durou até junho obrigou a que vários colégios tivessem de ser usados como abrigo para os atingidos pelas águas. Segundo ele, o próximo ano escolar já estará com essa meta, com os alunos entrando pela manhã e só saindo no final da tarde, sempre com muitas atividades.
A única escola que a Prefeitura implantou em tempo integral, disse o prefeito, foi em Extrema, distrito distante mais de 300Km de Porto Velho na divisa com o
Estado do acre. E ele apontou um aspecto que pode justificar a implantação de similares: “O melhor Ideb do município, com mais de 7 pontos, foi lá”. Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
TRÂNSITO
Mauro Nazif respondeu perguntas sobre o trânsito, citando sempre estatísticas que, segundo disse, mostram a redução da quantidade de mortes no setor – segundo uma peça publicitária muito ouvida nas emissoras de rádio. Caiu 18% em relação a 2013.
Ele disse que a Prefeitura em sua administração instalou diversas formas de sinalização, vertical e horizontal, o que, frisou, contribuiu também para a queda de mortes no trânsito.
E lembrou que não deu nenhum aumento de preço de passagem para as empresas de transportes, apesar de pressionado por elas, e que está cobrando das concessionárias que realizem melhoras no segmento.
LIMPEZA
A questão da limpeza da cidade foi abordada também pelo prefeito. Ele lembrou que em sendo uma cidade plana a capital rondoniense apresenta problemas para o escoamento das águas das chuvas, mas disse que vem sendo feito um trabalho de recuperação de canais, o que reduz o nível das alagações.
Acrescentou, no entanto, o mesmo apelo de todos seus antecessores: “A população precisa colaborar”. E citou que quando os trabalhadores municipais vão limpar um bueiro ou um canal encontram sempre a mesma causa: lixo atirado naqueles locais pelos residentes nas proximidades.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)