Quarta-feira, 6 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito Mauro Nazif destaca boa saúde financeira de Porto Velho em entrevista


Gente de Opinião

As intervenções feitas na cidade pela Prefeitura de Porto Velho nos últimos quatro anos fez com que o município passasse a ser referência no país por causa dos resultados positivos de alguma dessas ações. O assunto foi abordado pelo prefeito Mauro Nazif na entrevista concedida ao radialista Maurício Calixto, do programa “A Hora do Povo” (Rádio Rondônia), nesta sexta-feira, 08.

Uma das ações que tem chamado a atenção do país, apontada pelo prefeito da capital, diz respeito a boa saúde financeira do município. Mauro Nazif, na conversa com os ouvintes do programa, lembrou que a maioria dos municípios está falida e Porto Velho, mesmo com a crise, tem conseguido progredir e tem avançado, principalmente na área da saúde e educação.

Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas, o município, em vez de “fechar as portas”, atrasar o pagamento do salário dos servidores e promover demissões, faz o caminho contrário inaugurando obras a cada semana, pagando o funcionalismo em dia — e até com antecipação, como ocorreu em dezembro do ano passado — e contratando pessoal. “Mas tudo isso não ocorre por acaso. As ações desenvolvidas são todas planejadas, nada é feito aleatório e os resultados estão aí. Além desse trabalho organizado, existe ainda a seriedade com que o dinheiro do contribuinte está sendo tratado. E o que é mais importante, esses investimentos estão sendo feitos com recursos próprios. Não estão vindo recursos federais”, explicou o prefeito.

A austeridade com que são tratadas as finanças do município, também tem possibilitado ao município conseguir aumentar sua receita, mesmo com a queda das transferências constitucionais, principalmente do Fundo de Participação do Município (FPM), repasse feito mensalmente pelo governo federal às prefeituras. Mesmo com essa redução, a prefeitura tem honrado seus compromissos. “Enquanto o resto do país se queixa da recessão econômica que impede novos investimentos, aqui estamos mostrando que mesmo com a crise é possível aumentar a arrecadação. E estamos fazendo isso sem aumentar nada. Não mexemos no IPTU, não mexemos no alvará de licença, nas taxas. Não houve majoração de valores e, mesmo assim, aumentamos a arrecadação”, disse.

Figura A

Mauro Nazif também falou sobre o processo de regularização fundiária da “Figura A”, região central da cidade onde estão localizados oito bairros — Arigolândia, Panair do Brasil, Pedrinhas, Olaria, Caiari, Triangulo, Areal e Baixa da União. Os bairros estão no entorno da estrada de ferro Madeira-Mamoré região onde nasceu a cidade de Porto Velho. “Essa era uma de luta de cem anos. São famílias tradicionais que viviam ameaçadas porque, apesar de residirem há décadas ali, não tinham a titularidade dos terrenos e ainda tinham que pagar a taxa de ocupação para permanecerem na área. Mas com a publicação das portarias doando as áreas do Panair, Arigolândia e Pedrinhas, a cobrança da taxa já pode ser suspensas”, disse.

Nesse processo, o prefeito Mauro Nazif reconheceu a importância da participação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e dos próprios moradores da Figura A que, sentindo-se prejudicados, se organizaram em uma associação para lutar pela regularização fundiária. Os três bairros representam cerca de 80% da área a ser regularizada na Figura A.

O Prefeito também falou de outras ações desenvolvidas pela Prefeitura de Porto Velho como, os projetos de pavimentação na cidade e nos distritos, o impacto ambiental provocado ela construção das usinas de Santo Antônio e Jirau no rio Madeira, e respondeu ainda as perguntas feitas pelos ouvintes do programa por meio de telefonemas e mensagem pelo whatsapp.


Texto  Joel Elias | Fotos  Medeiros

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 6 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha marca presença na reabertura da ALE e projeta novo ciclo de avanços para Rondônia

Governador Marcos Rocha marca presença na reabertura da ALE e projeta novo ciclo de avanços para Rondônia

Com presença firme e olhar voltado para o futuro, o governador Marcos Rocha participou, nesta terça-feira (5), da retomada dos trabalhos na Assemble

Assembleia reinicia trabalhos legislativos com presença do governador e destaque para harmonia entre poderes

Assembleia reinicia trabalhos legislativos com presença do governador e destaque para harmonia entre poderes

Nesta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) retomou oficialmente os trabalhos após o recesso parlamentar. A sessão ordinária

Assembleia Legislativa de Rondônia retoma trabalhos parlamentares nesta terça-feira

Assembleia Legislativa de Rondônia retoma trabalhos parlamentares nesta terça-feira

Na tarde desta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa retoma suas atividades em Plenário. Após o recesso no mês de julho, os deputados, com a pre

Regularização: deputada Cristiane Lopes propõe Projeto de Lei que transfere terras da União para Rondônia

Regularização: deputada Cristiane Lopes propõe Projeto de Lei que transfere terras da União para Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista/RO) avança com o Projeto de Lei nº 3609/2024, que propõe a transferência de terras da União p

Gente de Opinião Quarta-feira, 6 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)