Quarta-feira, 20 de abril de 2016 - 17h10
O prefeito Mauro Nazif recebeu na tarde desta terça-feira (19), uma comissão de moradores da ocupação Dilma Rousseff, do assentamento Adelino Ramos e do bairro Areia Branca, localizados na zona Sul de Porto Velho. O grupo solicitou regularização fundiária, energia elétrica e drenagem, dentre outros temas tratados.Também participaram do encontro, os secretários municipais Márcia Luna (Regularização Fundiária e Habitação), Edjales Benício de Brito (Meio Ambiente) e Cristhian Camurça, adjunto da Secretaria de Obras (Semob), além do representante do programa Terra Legal, Antônio Heler e do Superintendente do Patrimônio da União (SPU), Antônio Roberto dos Santos.
Presidente da associação de moradores da ocupação Dilma Rousseff, Antônio Lúcio solicitou a regularização da área, onde antes habitavam cerca de 800 famílias, mas atualmente apenas 70 permanecem no local. Eles alegam que não têm para onde ir e que não podem pagar aluguel. Lúcio também pediu a instalação da rede de energia elétrica. Segundo ele, a energia chega até as casas através de “rabichos”.Já o presidente da associação de moradores do assentamento Adelino Ramos, Irailton Daurea, pediu a legalização do terreno para que as famílias possam construir suas casas ou um outro lote na mesma região, desde que seja garantida a moradia para as pessoas. “São quatro mil famílias que não têm para onde ir”, lamentou.
Francisco Ramos de Souza, que representou a comunidade Areia Branca, pediu que a prefeitura amplie a galeria construída recentemente sobre o Igarapé Bate Estacas. Afirma que a estrutura não suporta o grande volume de água no período chuvoso, fazendo com que a residência dele e as demais no entorno sejam invadidas pela água.
Soluções
Ficou decidido que o responsável pelo Terra Legal em Rondônia vai tratar dos trâmites burocráticos visando a possibilidade de passar uma área da União com 32 hectares, na Estrada Areia Branca, para o Município. Isso acontecendo, a Semur ficará responsável por fazer o cadastro das famílias e a regularização para entrega das escrituras. Desta forma, a prefeitura e o Governo Federal resolvem o problema de moradia para as famílias assentadas nas duas ocupações.
Sobre a energia elétrica para a ocupação Dilma Rousseff, Mauro Nazif informou que o terreno é alvo de ação na justiça, o que impossibilita a Eletrobrás Rondônia de resolver o problema.
Quanto a ampliação da galeria construída no Igarapé Bate Estacas, o prefeito determinou que o secretário Cristhian Camurça e engenheiros da Semob façam visita técnica ao local às 10 horas desta quarta-feira com objetivo de solucionar o problema de uma vez por todas.
Texto Augusto José | Fotos Frank Nery
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento

Deputado Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor em RO
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) confirmou, nesta semana, o empenho do recurso no valor de R$ 24 milhões destinado à Fundação Pio XII – Hospit
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)