Segunda-feira, 6 de agosto de 2012 - 16h50
Em mais uma edição do quadro "Fale com o Prefeito", da Rádio Rondônia, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho respondeu questionamentos de moradores das mais diversas regiões da cidade. Os principais assuntos foram os viadutos, o novo Porto, pavimentação, programa de assistência a dependentes químicos e investimentos.
Questionado sobre a conclusão das obras dos viadutos pelo morador do Bairro Cohab, João Ricardo, o prefeito respondeu que a obra é conhecida como viadutos mas na realidade chama-se projeto Travessias Urbanas de Porto Velho, e além dos viadutos serão construídos 10 Km de marginais, da Faro até a Estrada do Areia Branca nos dois lados. "Quem andar neste trecho já vai perceber grandes obras de drenagens que estão sendo realizadas e a preparação para que se inicie o trabalho de asfaltamento dessas vias. Nós estamos concluindo o viaduto da Jatuarana, e nos próximos dias já vamos liberar o fluxo de veículos neste ponto. Estamos avançando bem no viaduto da Três e Meio e no Trevo do Roque e recentemente estamos preparando os desvios na Campos Sales com a Br. As obras este ano estão em ritmo bem superior aos anos anteriores. Conseguimos retirar alguns obstáculos que impediam o avanço da obra, como a rede de energia elétrica, desapropriar alguns estabelecimentos comerciais e temos a convicção que poderemos entregar ainda este ano os viadutos da Jatuarana, da Três e Meio, do Trevo do Roque, da Campos Sales e boa parte das marginais", disse o prefeito.
Terminal hidroviário
A moradora do bairro Triângulo, Cláudia Marques, parabenizou o prefeito pela entrega do novo Terminal Hidroviário de Porto Velho, o porto do Cai N’água e perguntou se a prefeitura vai realizar outras ações na região. Roberto Sobrinho explicou que quando em 2004 ele ainda fazia campanha, dizia em algumas regiões como a do Triângulo, que não se podia continuar virando as costas para o Rio Madeira, e era fundamental que se fizesse ações para colocar Porto Velho de frente para o que de mais belo a natureza deu a cidade, que é este Rio Madeira. "As gestões passadas abandonaram por completo aquela região e nós iniciamos algumas obras recuperamos o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, os dois galpões e a praça, realizamos hoje eventos com mais de 10 mil pessoas e nos finais de semana é um point para as famílias e visitantes e agora entregamos o Porto do Cai N’água, que eu costumo chamar de rodoviária dos ribeirinhos. Também esta sendo recuperado o maior galpão da EFFMM, pela Santo Antonio", disse.
Pavimentação
Já o morador da região Sul, Antônio Silva, do Luiene disse estar feliz com as muitas obras na região onde mora, como no bairro Areia Branca que é acesso para o Luiene. Ele perguntou se haveria outras obras para lá. O prefeito destacou que os trabalhos no Areia Branca estão bem avançados e que esta semana já começa o asfaltamento. "Já limpamos, encascalhamos e fizemos na semana passada a imprimação, as máquinas já devem estar asfaltando e nos próximos dias teremos ainda mais qualidade de vida para a população desta região, que se verá livre da poeira e da lama. Além disso, estamos construindo uma creche na estrada do Areira Branca e outra na rua João Paulo, também nesta região que vai beneficiar centenas de crianças", relatou o prefeito.
Alexandre Martins, do bairro São João Batista, questionou o prefeito se haveria algum projeto para seu bairro. Roberto Sobrinho esclareceu que esteve na semana passada no bairro para anunciar a pavimentação de diversas ruas. "Inicialmente vamos beneficiar os moradores das ruas Rua amêndoas, Olinda, São João Batista, Osiris, Apis, Horus e o conhecido Beco do Brasília. No bairro São João Batista serão realizados cerca de 2km de asfaltamento num trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Serviços Básicos (Semusb), Obras (Semob) e Trânsito (Semtran)", observou.
O morador do bairro Floresta, Armando Seixas, parabenizou pelo trabalho de recapeamento que está sendo feito na cidade e quis saber se a prefeitura vai fazer este trabalho em toda a extensão da Campos Sales. "Estamos com as máquinas trabalhando firme na Campos Sales. Já concluímos até a Goiás e a pretensão e recapear toda sua extensão. Neste primeiro momento vamos até a BR 364. A próxima etapa vamos contemplar até o Novo Horizonte. Estamos executando este serviço, no que chamamos de centro viário da capital, ou seja as principais ruas e avenidas que recebem um grande fluxo de veículos, como a Farquar, nações Raimundo, Almirante Barroso, Carlos Gomes, Sete de Setembro e outras. Isto vai garantir que o asfalto tenha uma vida mais longa e diminuir a oscilação", afirmou Sobrinho.
Saúde
Sobre o trabalho que o município vem fazendo para ajudar as pessoas que tem problemas com drogas, e que precisam de tratamento, questionado pela moradora Alessandra Moraes do bairro Nova Porto Velho, o prefeito falou que
Criou o Caps-AD, um centro de apoio para o tratamento de pessoas com dependência química e álcool que funciona na Lauro Sodré e ainda que inaugurou recentemente o Caps Infantil, para tratamento das crianças e adolescentes. "Ainda temos convênios com a Casa Rosetta para tratamento de mulheres e homens através das comunidades terapêuticas. Basta procurar uma destas unidades, que o tratamento é gratuito e conta com profissionais qualificados", disse ele.
Jarbas Marinho, morador do bairro São Cristóvão disse que viu a divulgação nos veículos de comunicação que a prefeitura de Porto Velho vem investindo acima do limite constitucional e quis saber mais sobre o tema. Roberto Sobrinho disse que de acordo com a constituição o município deve investir 15% da receita com a saúde e desde 2005 a prefeitura de Porto Velho aplica recursos acima do valor limite. "Este investimento que temos feito resultou em construções e reformas de unidades de saúde, no centro urbano e nos distritos da capital; aquisição de equipamentos; contratação de profissionais e capacitação dos mesmos; implantação de novos serviços; laboratórios; informatização, dentre outros. Teve ano que apliquei mais de 19%, e isto representa mais qualidade de vida para toda a população.
O prefeito falou ainda sobre a importância do centenário da EFMM, Minha Casa Minha Vida que entrega até dezembro todas as unidades habitacionais sorteadas no programa em Porto Velho; a intensificação da fiscalização de postura em relação a terrenos abandonados; a execução da obra de padronização das calçadas que vai melhorar a acessibilidade. O prefeito agradeceu pelo espaço, que para ele é uma forma de ficar mais próximo da população.
Fonte: Meiry Santos
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr