Segunda-feira, 4 de junho de 2012 - 10h31
O gerenciamento dos recursos públicos em Porto Velho foi um dos principais temas tratados por Roberto Sobrinho ao participar do programa Fale com o Prefeito, que vai ao ar a partir desta segunda-feira (4) pela Rádio Rondônia (FM 93,3). Disse que pesquisa realizada recentemente pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Ferjan) indicou Porto Velho como a capital que melhor administra os recursos públicos. “Isso mostra o grande esforço que estamos fazendo para melhorar a vida da população”, completou.
Roberto Sobrinho também falou sobre a atenção que a prefeitura tem dado aos portadores do vírus HIV. O prefeito informou que o município trabalha tanto o tratamento quanto a prevenção à AIDS, mas é preciso maior participação da sociedade. “Os últimos relatórios indicam redução da doença, mas ainda falta conscientização da sociedade. É fundamental que as famílias enxerguem isso, pois o poder público não pode agir sozinho”, comentou.
Atendendo a ouvinte Lídia Almeida, que mora no bairro Embratel e solicitou informações sobre creches, Roberto Sobrinho informou que atualmente o município atende 1.200 crianças, mas já iniciou a expansão de vagas. “Estamos construindo dez e a presidenta Dilma Rousseff anunciou mais 14 creches para Porto Velho”, afirmou. Ele acrescentou que nos próximos dias a prefeitura vai inaugurar uma creche em Jacy-Paraná e outra em Nova Mutum. “Creche significa condição para a mãe trabalhar e deixar o filho em segurança, garantindo maior renda para a família. Até o final deste ano, as dez creches serão inauguradas”, garantiu o prefeito.
Outro ponto importante de sua administração tratado por Roberto Sobrinho durante a entrevista foi o trabalho realizado através da secretaria de Assistência Social (Semas) em prol dos moradores de rua. “Fizemos um levantamento dessa população e criamos um espaço onde possam dormir, tomar banho e se alimentar adequadamente, mas há muita resistência por parte deles”, revelou. O prefeito deixou claro que o Município trabalha para resgatar os moradores de rua da situação degradante em que vivem.
O Centro de Referência Especializado no Atendimento a População em Situação de Rua (Creas Pop) está localizado na Avenida Prudente de Moraes, bairro Areal. No local, os moradores de rua também podem tomar remédios, participar de atividades em grupos ou individuais e serem encaminhados para benefícios oferecidos pela prefeitura através de outras secretarias, como Educação (Semed) e Desenvolvimento Socioeconômico (Semdestur). Atualmente, 113 moradores de rua estão cadastrados na Semas.
Roberto Sobrinho ainda abordou outros pontos de sua gestão, como trânsito, doação de terreno para as autoescolas, projeto para modificar as feiras livres, implantação do cartão magnético do SUS e os cursos oferecidos de graça pela Casa da Juventude. Ao final, agradeceu a apresentadora Silvia Soares pela oportunidade de falar diretamente à população por meio da emissora de rádio.
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),