Quarta-feira, 6 de agosto de 2008 - 16h28
O prefeito Roberto Sobrinho fez um relato, na última terça-feira (5), na Câmara dos Vereadores, sobre o andamento das obras financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Porto Velho. O prefeito participou da sessão de reabertura dos trabalhos do legislativo municipal, atendendo a uma solicitação do vereador Mário Jorge, com apoio dos demais parlamentares. Na ocasião, Roberto Sobrinho lembrou que a Capital de Rondônia recebeu o maior aporte de recursos já destinados para o município em toda a sua história, um montante em torno de R$ 640 milhões, soma equivalente aos recursos destinados para Rondônia pelos programas Planafloro e Polonoroeste, no período da transformação do Território Federal em Estado.
Segundo Roberto Sobrinho, os recursos do PAC são destinados para obras de infra-estrutura, como habitação, urbanização de canais, asfalto, drenagem e melhoria da malha viária, além do que foi destinado para a implantação de uma rede de esgotos e a ampliação do acesso à água tratada para toda a cidade, sendo que estes recursos foram repassados para o Governo do Estado, já que o saneamento básico e o tratamento de água é responsabilidade da Caerd, que por sua vez é ligada à administração estadual.
De acordo com o prefeito, das obras previstas pelo PAC tocadas pela prefeitura em Porto Velho, 60% já estão em andamento, outra parcela está em processo de licitação e um montante pequeno ainda não foi licitado.
Já foi iniciado um pacote de obras que vão agilizar o fluxo do trânsito na Capital. É o caso da duplicação da avenida Caúla, desde a Rio de Janeiro até a Mamoré. A Mamoré também será duplicada, até a as proximidades da Faculdade Uniron. As duas vias contarão com ciclovias, para atender ao grande número de pessoas que utilizam este meio de transporte na zona Leste da Capital.
Também foram iniciados os trabalhos de urbanização, drenagem, terraplenagem, pavimentação e obras complementares, para abertura da avenida Pinheiro Machado, nos seguintes trechos: Jorge Teixeira e Rio Madeira e Rio Madeira e Mamoré.. Também será aberto o trecho que obstrui a avenida Sete de Setembro na altura da Jorge Teixeira e rua Miguel Chaquian.
Chamou a atenção durante a exposição do prefeito, o projeto do Parque da Cidade, previsto para a área onde fica a Baixa da União. O parque será construído na medida em que forem concluídas as casas que serão entregues a custo zero para os moradores daquela área. "Com isso, garantimos que a região não será novamente ocupada, como aconteceu ao longo de décadas, quando os moradores eram retirados na época das chuvas e retornavam no verão".
Obras em andamento na Capital com recursos do PAC
- Obras de infra-estrutura nas avenidas Vieira Caúla (duplicação) Carlos Gomes e Mamoré.
- Revitalização no complexo Madeira-Mamoré (duplicação da Farqhuar).
- Projeto de revitalização do complexo turístico da Vila Candelária.
- Praça do Triângulo
-Urbanização e infra-estrutura urbana (drenagem, terraplenagem, pavimentação e obras complementares), na avenida Pinheiro Machado nos seguintes trechos: Jorge Teixeira e Rio Madeira e Rio Madeira e Mamoré.
- Obras e drenagem no bairro Ulisses Guimarães.
- Obras de infra-estrutura na avenida 7 de Setembro e rua Miguel Chaquiam.
- Obras de urbanização e infra-estrutura urbana (drenagem, terraplenagem, pavimentação e obras complementares) na rua Cristina, entre Daniela e Mamoré.
- Construção de quadra no bairro Castanheira.
- Reforma da praça Marechal Rondon.
- Obras de drenagem do canal dos Tanques (II etapa).
- Construção da praça Caladinho.
- Construção de 1.200 unidades habitacionais
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia autoriza realocação de R$ 5 milhões para manter operações da PMRO em 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão da última terça-feira (25), o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 1185/2025, que autoriz

Deputado Alex Redano solicita novas viaturas para reforçar a segurança em Ariquemes
O deputado Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (

Alero apoia 10º Leilão Direito de Viver em prol do Hospital de Amor
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aderiu oficialmente ao 10º Leilão Direito de Viver Porto Velho, iniciativa beneficente em prol do Hos

Com o intuito de valorizar quem produz o alimento que chega à mesa dos rondonienses, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou o l
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)