Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito fala na Câmara sobre obras financiadas pelo PAC


 

O prefeito Roberto Sobrinho fez um relato, na última terça-feira (5), na Câmara dos Vereadores, sobre o andamento das obras financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Porto Velho. O prefeito participou da sessão de reabertura dos trabalhos do legislativo municipal, atendendo a uma solicitação do vereador Mário Jorge, com apoio dos demais parlamentares. Na ocasião, Roberto Sobrinho lembrou que a Capital de Rondônia recebeu o maior aporte de recursos já destinados para o município em toda a sua história, um montante em torno de R$ 640 milhões, soma equivalente aos recursos destinados para Rondônia pelos programas Planafloro e  Polonoroeste, no período  da transformação do Território Federal em Estado.

Segundo Roberto Sobrinho, os recursos do PAC são destinados para obras de infra-estrutura, como habitação, urbanização de canais, asfalto, drenagem e melhoria da malha viária, além do que foi destinado para a implantação de uma rede de esgotos e a ampliação do acesso à água tratada para toda a cidade, sendo que estes recursos foram repassados para o Governo do Estado, já que o saneamento básico e o tratamento de água é responsabilidade da Caerd, que por sua vez é  ligada à administração estadual.

De acordo com o prefeito, das obras previstas pelo PAC tocadas pela prefeitura em Porto Velho, 60% já estão em andamento, outra parcela está em processo de licitação e um montante pequeno ainda não foi licitado.

Já foi iniciado um pacote de obras que vão agilizar o fluxo do trânsito na Capital. É o caso da duplicação da avenida Caúla, desde a Rio de Janeiro até a Mamoré. A Mamoré também será duplicada, até a as proximidades da Faculdade Uniron. As duas vias contarão com ciclovias, para atender ao grande número de pessoas que utilizam este meio de transporte na zona Leste da Capital.

Também foram iniciados os trabalhos de urbanização, drenagem, terraplenagem, pavimentação e obras complementares, para abertura da avenida Pinheiro Machado, nos seguintes trechos: Jorge Teixeira e Rio Madeira e Rio Madeira e Mamoré.. Também será aberto o trecho que obstrui a avenida Sete de Setembro na altura da Jorge Teixeira e rua Miguel Chaquian.

Chamou a atenção durante a exposição do prefeito, o projeto do Parque da Cidade, previsto para a área onde fica a Baixa da União. O parque será construído na medida em que forem concluídas as casas que serão entregues a custo zero para os moradores daquela área. "Com isso, garantimos que a região não será novamente ocupada, como aconteceu ao longo de décadas, quando os moradores eram retirados na época das chuvas e retornavam no verão".

Obras em andamento  na Capital com recursos do PAC

- Obras de infra-estrutura nas avenidas Vieira Caúla (duplicação) Carlos Gomes e Mamoré.

- Revitalização no complexo Madeira-Mamoré (duplicação da Farqhuar).

- Projeto de revitalização do complexo turístico da Vila Candelária.

- Praça do Triângulo

-Urbanização e infra-estrutura urbana (drenagem, terraplenagem, pavimentação e obras complementares), na avenida Pinheiro Machado nos seguintes trechos: Jorge Teixeira e Rio Madeira e Rio Madeira e Mamoré.

- Obras e drenagem no bairro Ulisses Guimarães.

- Obras de infra-estrutura na avenida 7 de Setembro e rua Miguel Chaquiam.

- Obras de urbanização e infra-estrutura urbana (drenagem, terraplenagem, pavimentação e obras complementares) na rua Cristina, entre Daniela e Mamoré.

- Construção de quadra no bairro Castanheira.

- Reforma da praça Marechal Rondon.

- Obras de drenagem do canal dos Tanques (II etapa).

- Construção da praça Caladinho.

- Construção de 1.200 unidades habitacionais

Fonte: Ascom
  

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)