Porto Velho (RO) quarta-feira, 15 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Prefeito expõe ações a dezenas de pastores evangélicos


A convite do prefeito Roberto Sobrinho, trinta e cinco pastores de onze igrejas evangélicas reuniram-se na terça-feira (8) no Aquarius Selva Hotel, para uma avaliação dos 19 meses de sua administração. "O objetivo desta reunião é uma forma de prestar contas de nossa gestão a um dos segmentos mais representativos da sociedade organizada. É expressiva a atuação das igrejas evangélicas junto aos setores economicamente mais pobres da população. Nós temos consciência que não é possível resolvermos todos os problemas de nossa gente. No entanto, na minha visão, já temos um volume apreciável de obras e ações executadas e outras tantas em andamento ou projetadas", observou o prefeito.

O prefeito revela que ao tomar posse, em janeiro de 2005, as escolas comunitárias tinham 2.200 crianças matriculadas, os pais pagavam mensalidade. Hoje temos 7.800 crianças freqüentando as escolas comunitárias de educação infantil, e agora é a prefeitura quem assume as mensalidades. "Quando assumimos a prefeitura, eram transportados três mil alunos. Hoje, o transporte escolar beneficia cerca de sete mil alunos por dia. Antes, as escolas rurais ofereciam só até a 4ª série, atualmente os alunos estudam até a 8ª série, sem precisar se deslocarem para outra localidade. Também abrimos 3 mil novas vagas no ensino fundamental; implantamos o Pró-Jovem com cerca de 2 mil alunos, com bolsa de R$ 100; reformamos escolas e estamos construindo mais duas. Neste período conseguimos dar um salto muito positivo na área da educação. Chegamos até a dar um 14º salário para os professores municipais, um estímulo para esta abnegada categoria que tem a nobre missão de educar nossas crianças", relata o prefeito.

Roberto Sobrinho enumera ainda a distribuição gratuita de milhares de uniformes; e a fiscalização rigorosa do fornecimento da merenda escolar. "Projetamos também a ampliação da biblioteca na Jatuarana e a construção de uma escola de música na zona Leste. É importante destacar que as ações da prefeitura são implementadas com recursos próprios e do governo federal. Nós, infelizmente, não recebemos nenhuma verba do governo estadual", lamentou o prefeito.

Saúde

Neste setor, o número de médicos aumentou; foi criada mais uma policlínica no Ulysses Guimarães e foi implantado o Centro de Referência da Mulher, na rua Rafael Vaz e Silva. Através do governo federal, a prefeitura recebeu sete ambulâncias para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e foram lotados quinze médicos para o plantão 24 horas. "É bom lembrar que antes este serviço era prestado por paramédicos. Reformamos o prédio e adquirimos aparelhos modernos de alto custo para poder inaugurar – depois de dez anos de promessas – a Maternidade Municipal de Porto Velho. Relembramos que a maternidade tem um custo mensal de R$ 500 mil mensais, quantia que determinará sacrifício considerável ao erário municipal", revela.

O prefeito anunciou ainda a construção de três centros especializados em odontologia, três novos postos de saúde (bairros Socialista, Mariana e Guajará); expansão do Programa de Saúde da Família; a implantação da Farmácia Popular, com a previsão de mais duas; os casos de malária foram reduzidos em 30 por cento, graças a conjunto de ações. Roberto Sobrinho informou também as realizações nas áreas de assistência social, regularização fundiária, Terminal Pesqueiro, asfalto com drenagem em dezenas de ruas e avenidas, com o emprego de tecnologias desenvolvidas pelo 5º BEC e Petrobras. Finalmente. O prefeito anunciou que vai enviar mensagem à Câmara Municipal na próxima semana, para que o Legislativo autorize a concessão de exploração dos serviços da Estação Rodoviária pela iniciativa privada. O prefeito estava acompanhado da primeira dama Lucilene Peixoto.

Mais Sobre Política

Sócios-Fundadores da Ameron são homenageados na festa de aniversário dos 35 anos

Sócios-Fundadores da Ameron são homenageados na festa de aniversário dos 35 anos

Sábado 11 de agosto de 2018, a data celebra o Dia dos Magistrados e coincide com a véspera do Dia dos Pais. E foi embalado por essas comemorações que

Vans escolares que não passaram por vistorias podem ser apreendidas

Vans escolares que não passaram por vistorias podem ser apreendidas

Código Brasileiro de Trânsito determina que sejam feitas duas vistorias ao ano, uma em cada semestre