Segunda-feira, 22 de agosto de 2011 - 13h11
Programa de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, combate à dengue, instalação de motocímetros e entrega de casas populares. Esses foram os principais assuntos abordados pelo prefeito Roberto Sobrinho durante a gravação do programa “Fale Com o Prefeito”, que vai ao ar pela Rádio Rondônia (FM 93,3). Os temas tratados são escolhidos pelos ouvintes, que encaminham seus questionamentos para a produção. O programa será irradiado a partir da próxima segunda feira (22), às 6 horas da manhã.
Ao tratar sobre os motocímetros, Roberto Sobrinho tirou as dúvidas da ouvinte Lúcia Guimarães, moradora do bairro Agenor de Carvalho. Ele disse que alguns equipamentos foram instalados para teste, mas nos próximos dias haverá a primeira instalação definitiva em 200 mototáxis. O trabalho vai prosseguir para que todos os mototaxistas cobrem as corridas pelo valor indicado no motocímetro. “Essa é uma medida que garante a qualidade dos serviços prestados e evita que o usuário seja lesado”, afirmou. O prefeito acrescentou que as tarifas foram definidas pelo Conselho Municipal de Trânsito (Comtrans).
Moradias
Sobre a entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, o prefeito respondeu questionamento feito pela radialista Cris Souza, apresentadora do programa “Fale com o Prefeito”. De acordo com chefe do executivo municipal, 36 mil pessoas se inscreveram há dois anos para o programa de habitação, mas a Caixa Econômica Federal selecionou somente 11 mil. Esses estão habilitados para concorrer às primeiras unidades que serão entregues, num total de 716 casas. “O sorteio será no próximo dia 27, a partir das 8 horas, na Talismã 21”, informou.
Ele acrescentou que o sorteio foi a forma mais transparente e justa que encontrou para entregar as moradias. Para saber se está habilitado a fazer parte do sorteio, os cadastrados deverão acessar o site da prefeitura. O endereço eletrônico é www.portovelho.ro.gov.br. As casas construídas na região dos bairros Jardim Santana e Socialistas deverão ser entregues até o final deste ano ou no primeiro semestre de 2012.
Dengue
O ouvinte Sérgio Moreira, que mora no bairro Socialista, indagou sobre as ações da prefeitura para combater a dengue. De acordo com Roberto Sobrinho, a prefeitura tem trabalhado de forma preventiva antes do período chuvoso, fazendo a limpeza de vários canais para facilitar o escoamento das águas e combater pontos de alagamentos. Além disso, técnicos especializados realizaram levantamentos em toda cidade para detectar os focos. “Os principais focos de proliferação do mosquito ainda são as cisternas e caixas d’água”, disse o prefeito. Ações para eliminar os criadouros e aplicação de fumacê, dentre outras, estão sendo feita. No entanto, alerta que é preciso a consciência da população para manter os quintais limpos e impedir o avanço da doença.
“Eu Quero”
“Como faço para participar do projeto ‘Eu Quero’, trabalho, renda e cidadania?”. Foi a pergunta enviada por Joana Maria Santos, também moradora do Socialista. Roberto Sobrinho declarou que sua gestão prima por qualificar pessoas para o mercado de trabalho. O projeto “Eu Quero” vai qualificar 1.075 pessoas no setor Leste de Porto Velho e no distrito de Jacy Paraná. Através do Sine Municipal, a prefeitura fará todo esforço para conseguir vaga de trabalho a todos. O prefeito orientou Joana a procurar o órgão (Sine) para obter mais informações.
Outros
Respondendo aos questionamentos de outros ouvintes, Roberto Sobrinho ainda falou sobre a implantação de estacionamento rotativo nos principais centros comerciais, medidas para combater a violência no trânsito, melhorias no transporte coletivo, limpeza de ruas, drenagem e asfalto.
Fonte: Augusto José
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)