Terça-feira, 23 de agosto de 2011 - 12h12
Buscando alternativa para o tratamento dos resíduos sólidos em Candeias do Jamari, o prefeito Dinho Sousa, acompanhado do coronel Josenildo Nascimento, assessor do Governo do Estado, reuniu esta semana com empresário Agnaldo Ferreira, representante da empresa Polar Meio Ambiente e Consultoria para conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos pela empresa no processamento de lixo.
Um dos projetos apresentados foi o de uma usina de lixo, em atividade na província Córdoba, na Argentina. O sistema utiliza um processo que, além de ser reciclar, também acondiciona o lixo em capsulas, para depois o resíduo ser encaminhado a um aterro sanitário controlado.
Após conhecer o projeto, o prefeito Dinho Sousa solicitou que o secretário municipal Daniel Oliveira (Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente), obtenha mais informações sobre o sistema utilizado na Argentina e ao mesmo tempo busque parceiro para viabilização do projeto no município.
“Esse é um empreendimento muito interessante, entendemos que esse é mais uma das alternativas que estamos buscando para resolver definitivamente, a forma em que está sendo atualmente acondicionado o lixo urbano em Candeias. Sendo assim estamos propondo, através do coronel Josenildo, parceria com o Governo do Estado para levarmos a frente esse projeto”, disse o prefeito.
Como funciona
Parte dos resíduos sólidos coletada é levada no caminhão até a usina. O lixo é despejado num silo, do jeito que foi retirado pelos lixeiros e transportado em uma esteira até um equipamento que faz o ensacamento do resíduo.
A capacidade de cada capsula é de até três toneladas de lixo prensado. O resíduo, depois de ensacado é enterrado no aterro sanitário controlado, com a vantagem de que o lixo doméstico não entra em contato com o solo, o que evita sua contaminação pelo chorume.
Fonte: Shyley Saíssem
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado