Quinta-feira, 6 de outubro de 2011 - 08h04
A valorização e fortalecimento da educação no Município, descentralização na compra da merenda escolar e a construção de mais 2 mil casas populares foram os principais assuntos abordados por Roberto Sobrinho durante entrevista ao Programa Fale Com o Prefeito. O programa é apresentado de segunda a sexta feira pela Rádio Rondônia, FM 93,3, a partir das 6h30min. Ele ainda abordou temas como asfalto, transporte coletivo e drenagem.
De acordo com Roberto Sobrinho, mais de 40 escolas passaram por reformas ou ampliações. Outras 12 escolas novas foram construídas durante a sua gestão. As obras contemplaram a Capital e os distritos, como é o caso de Jacy Paraná, que ganhou dois novos estabelecimentos de ensino e a reconstrução da Escola do Bairro Nacional, na zona Norte de Porto Velho. Também citou obras nas escolas dos bairros Areal, Mocambo, Socialista, Parque Ceará e São Sebastião.
O prefeito informou que no início de seu mandato, em 2005, havia 3 mil estudantes matriculados nas escolas municipais. Atualmente, esse número saltou para 5 mil. “Criamos 200 novas salas de aulas e investimos na qualidade da educação, transporte escolar e na merenda”, afirmou. E por falar em transporte, Roberto Sobrinho declarou que no começo de sua gestão a prefeitura atendia 2.500 alunos, mas hoje cerca de 10 mil podem desfrutar do benefício, tanto na zona rural quanto nas comunidades ribeirinhas ao longo do Baixo Madeira.
Foi citado, também, de uma biblioteca pública na zona Sul e já licitou outra que será erguida na região Leste. Mencionou a construção da Escola de Música Som na Leste, reforma geral do Ginásio Vinícius Danin, construção do Centro de Formação de Professores e de seis salas multifuncionais para atender portadores de necessidades especiais. “Também criamos a Faculdade da Prefeitura, que fornece bolsas de estudos integrais em instituições particulares para as pessoas que não podem arcar com as mensalidades. Minha formação é de educador, por isso sei da grande importância que é investir na educação” completou.
Merenda
A ouvinte Luzinete Gomes, moradora do Jardim Santana, solicitou informações sobre a merenda escolar. Roberto Sobrinho explicou que no inicio do seu primeiro mandado descentralizou a compra da merenda. Os diretores passaram a comprar os produtos e foram orientados a prestigiarem os comércios existentes no entorno das escolas, como forma de incentivo aos comerciantes. “Na zona rural, o alimento é comprado direto do produtor”, acrescentou. Além disso, os cardápios são preparados por nutricionistas.
O prefeito fez questão de informar que na sua gestão merenda não é só biscoito e suco, mas verdadeiras refeições. “Sei que para muitas crianças carentes a merenda é a única refeição digna que recebe durante o dia e isso possibilita ele melhorar o aprendizado”, disse.
Casa própria
Sobre a construção de novas unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, Roberto Sobrinho anunciou mais 2 mil moradias. Ele declarou que a prefeitura já está chamando as empresas interessadas em fazer parte do projeto idealizado pelo Governo Federal e executado em parceria com o Município, responsável pela doação dos terrenos. “Assim que as áreas estiverem definidas, faremos nova chamada pública para o cadastramento das pessoas interessadas, cuja renda seja no máximo de até R$ 1.600,00”, orientou.
Outros temas
O prefeito anunciou que vai asfaltar a Rua Sheila Regina até a Avenida Calama; falou da implantação do sistema GPS para monitoramento via satélite das linhas de ônibus na Capital, para que cumpram os horários de atendimento ao público; esclareceu que a manutenção do Ramal Jatuarana (RO-06) é de responsabilidade do Estado; disse que a paralisação nas obras do complexo esportivo do Ronaldo Aragão é porque o Governo Federal atrasou o repasse das verbas, mas que já foi a Brasília solicitar agilidade no pagamento.
Fonte: Augusto José
Presidente da Alero recebe a secretária de Estado da Educação, Albaniza Menandro
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu em seu gabinete, a visita institucional da secretár
Alero e FGV definem lançamento de edital de concurso para outubro de 2025
Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu uma reunião entre representantes da comissão de servidores do novo concurso da Assembleia Legislativa de
Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p