Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito destaca infraestrutura e benefícios aos idosos


Prefeito destaca infraestrutura e benefícios aos idosos  - Gente de Opinião

No início da noite desta quinta feira (14), o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, gravou participação para o quadro “Comunidade em Ação”, do programa Allamanda Revista (TV Allamanda), que vai ao ar nesta sexta feira (15). O prefeito falou sobre obras de infraestrutura na zona Sul da cidade, investimentos para melhorias do trânsito e políticas públicas em benefício dos idosos.

Logo na abertura do programa, Roberto se deparou com uma situação inusitada. Maria Eclelia, moradora da Rua do Algodoeiro, Conjunto Cohab Floresta Floresta, reclamando das obras de drenagem e pavimentação asfáltica que a prefeitura está fazendo naquela via pública. A moradora chegou ao ponto de afirmar que a obra não era necessária e até questionou a forma como os serviços estão sendo executados.

Roberto Sobrinho explicou que a drenagem é necessária para fazer o escoamento das águas pluviais e evitar que o asfalto seja logo danificado no período de chuvas. Disse que além da drenagem e asfalto de qualidade, a prefeitura vai construir calçadas, meio fio e sarjetas. Ele ainda informou que o projeto foi realizado por engenheiros, pessoas capacitadas, e que além dos técnicos da prefeitura, engenheiros da Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação dos recursos financeiros, acompanham o projeto. O prefeito ainda orientou Maria Eclelia a procurar a Secretaria de Projetos e Obras Especiais (Sempre) para se inteirar dos detalhes técnicos.

O jornalista Edu Félix, que apresenta o “Comunidade em Ação”, indagou do prefeito sobre as políticas públicas da prefeitura em benefício dos idosos. Roberto Sobrinho respondeu que a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) atua em várias frentes, dando toda atenção possível a todos os grupos de convivência da pessoa idosa nos mais diversos bairros de Porto Velho. Ainda destacou  que está construindo um grande centro de referência para a terceira idade na Avenida Amazonas, zona Leste. O centro terá consultórios, piscina, espaço para ginástica e oficinas de recreação dentre outros. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar da ex-senadora Fátima Cleide.

Roberto Sobrinho ainda informou que a prefeitura está fazendo a capacitação de todas as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) para o enfrentamento à violência aos idosos e destacou a realização da conferência para elaboração de propostas que irão nortear as ações do poder público municipal em favor da terceira idade. “Nós temos um carinho muito especial pelos idosos”, enfatizou.

Sobre as medidas para conter a violência no trânsito de Porto Velho, o prefeito citou a parceria firmada com o governo estadual para reforçar a fiscalização contra os infratores e o trabalho feito junto aos estudantes nas escolas, além de várias medidas de prevenção, como o reforço na sinalização, abertura e asfaltamento de novas vias. Ele também declarou que em breve estará lançando uma campanha de conscientização na mídia. Outra medida importante, é que o Município vai implantar o sistema de lombadas eletrônicas.

No entanto, o prefeito fez questão de mencionar que, de acordo com dados da Semtran e do Detran, a maioria dos acidentes ocorre por imprudência dos condutores e em cruzamentos devidamente sinalizados. “A prefeitura faz a sua parte, mas é preciso que as pessoas façam a sua também. Carro não é uma arma e por isso é necessário rigor por parte do poder público”, finalizou.

Fonte: Augusto José
Foto: Quintela

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)