Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Prefeito consegue viabilizar recursos no valor de R$ 1,8 milhão


O prefeito Roberto Sobrinho acompanhado do secretário de Saúde, Sid Orleans conseguiu viabilizar em Brasília nove projetos, de um total de 49 que foram enviados para análise no Ministério da Saúde. A liberação ocorreu graças ao apoio da senadora Fátima Cleide (PT), e do deputado federal Eduardo Valverde (PT). Os nove projetos totalizam  R$ 1 milhão e 800 mil para serem aplicados na compra de equipamentos para as policlínicas, centros de saúde e postos que estão sendo reformados e/ou ampliados pelo Município.

Os recursos serão usados também para a ampliação e reforma  da parte ambulatorial das policlínicas  Manoel Amorim de Matos, Ana Adelaide e José Adelino. A verba inclui ainda, a construção da unidade de saúde de União Bandeirantes,  reforma e ampliação da unidade de saúde de Nazaré, ambos provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Marinha Raupp ( PMDB) e do senador Valdir Raupp (PMDB).

A unidade de saúde do bairro Aponiã em fase de conclusão e onde funcionarão equipes do Programa Saúde da Família (PSF), assim como as unidades dos bairros Socialista e  Mariana receberão os seguintes equipamentos: aparelho para verificar pressão e visualizador de Raio X entre outros.

A policlínica Hamilton Gondim receberá mobiliário novo, eletrocardiógrafo, raio X e ultrassonografia. Também serão contempladas com equipamentos, o Centro de Saúde Joana D'arc e as policlínicas Manoel Amorim de Matos e José Adelino. A Maternidade Municipal receberá parte dos recursos.
 
Samu
 
Para fortalecer o serviço de assistência móvel de urgência, a prefeitura de Porto Velho  vai receber mais três ambulâncias que serão utilizadas pelo Samu. Nesta quinta-feira (11) , a secretaria municipal de Saúde (Semusa) enviou seis motoristas à cidade de Tatuí (SP), para receber as ambulâncias, sendo uma delas, equipada para o atendimento de UTI. Os veículos foram cedidos pela coordenação de Média e Alta complexidade do Ministério da Saúde.

"Temos uma demanda ainda grande em várias áreas, mas também a prefeitura municipal nunca conseguiu tantos recursos como agora. A nossa prioridade continua sendo o atendimento às pessoas que mais necessitam do poder público", destacou o prefeito Roberto Sobrinho. Para melhorar o atendimento aos ribeirinhos, já está em fase final de construção uma ambulancha que dará suporte ao atendimento pré-hospitalar devendo ser colocada à disposição desta população no próximo mês.

O secretário de saúde, Sid Orleans lembrou que o atendimento aos ribeirinhos "ratifica o compromisso do governo municipal com as pessoas que residem às margens do rio".

Mais Sobre Política

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

A volta do protagonismo brasileiro na produção de cacau depende de mais investimentos em pesquisa e de ações como o fortalecimento da Comissão Executi