Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito assina Decreto para acelerar alvarás em PVH

COMSIM: Setor produtivo prestigia assinatura de Decreto da Desburocratização dos alvarás em Porto Velho


Prefeito assina Decreto para acelerar alvarás em PVH - Gente de Opinião

O prefeito Hildon Chaves assinou na manhã de ontem, segunda-feira 30.04, no auditório da Fiero, o Decreto que Institui o Comitê Municipal para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas, Negócios e Atividades, no Município de Porto Velho. Na prática, o projeto cria uma comissão que será responsável por ações que vão desburocratizar as emissões de alvarás de empresas no município.

A desburocratização foi tema de uma reunião realizada na semana passada na Fecomércio-RO entre o secretário municipal de Fazenda, João Altair; o presidente da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) – Vladimir Oliani, e representantes da Fecomércio, Sindipetro, Sinper, Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Rondônia (CRCRO), Sescap, Sindipetro, CDL e Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Na ocasião, os representantes das entidades do setor produtivo protocolaram três cartas – para a Jucer, Semfaz e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), sugerindo várias mudanças no atual sistema de alvará do município. A resposta da Prefeitura ao pleito dos empresários ocorreu em menos de uma semana. O Marco Regulatório da desburocratização pretende “favorecer os negócios locais e atrair novas empresas”.

Segundo o vice-presidente da Fecomércio-RO, Gladstone Frota, a assinatura do Decreto é um ponto positivo a ser considerado, pois a partir de agora o Município inicia um entendimento com o setor produtivo sobre a resolução de uma questão que atingia diretamente o empresário. O Decreto vai facilitar muito a vinda de empresas para o Município”, destacou.

De acordo com o prefeito Hildon Chaves, os empresários serão parceiros diretos da Prefeitura na construção de um modelo mais desburocratizado e ressaltou que a situação estava insustentável a ponto da própria Prefeitura negar alvará de licenciamento para o poder público municipal. “Estamos trabalhando nesta mudança de pensamento retrógrado e queremos a ajuda todos vocês para que possamos quebrar essa cultura do anti-empreendedorismo”, ressaltou.

Além da Fecomércio-RO, estiveram presentes na solenidade representantes da Jucer, CRCRO, Sindipetro, Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Rondônia (CRCRO), Sescap, Sinper, Sindipetro, CDL, e Associação Comercial de Rondônia (ACR).

Gente de OpiniãoTerça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Gente de Opinião Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)