Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Precatórios bilionários de RO na revista Painel Político


Um gigantesco esquema de desvio de dinheiro público federal do Judiciário do Estado de Rondônia veio à tona quando a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, iniciou uma reestruturação de procedimentos no setor responsável pela gestão de precatórios nas Cortes do país, aPrecatórios bilionários de RO na revista Painel Político  - Gente de Opinião fim de prevenir irregularidades no setor, considerado pela ministra um dos gargalos do Judiciário brasileiro.

Em Rondônia, o caso dos precatórios bilionários começou em 1980 quando os servidores da área de educação ganharam na Justiça trabalhista o direito de obter reajustes salariais quando o território foi transformado em Estado da federação. Estima-se que o desvio seja de R$ 5 bilhões. Este é o tema abordado na edição 09 da revista PAINEL POLÍTICO, que chega às bancas do Estado nesta quarta-feira, 08.

O caso envolve ameaças de mortes de juízes que contestaram o esquema. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça(CNJ) foi identificado R$ 358 milhões de honorários advocatícios já pagos ilegalmente. O assunto tramita em segredo na Justiça Federal.

Ainda no judiciário, esta edição traz uma entrevista com o procurador geral de justiça, Héverton Aguiar, que conta sobre a mudança na sua rotina face aos riscos gerados pela defesa do patrimônio público durante sua gestão a frente do Ministério Público do Estado no combate acirrado à corrupção em Rondônia.
Acompanhando o período eleitoral de Porto Velho, a edição 09 traz também uma nova editoria com o perfil de três dos oito candidatos ao executivo municipal. Neste espaço o leitor terá acesso às principais informações sobre o candidato, partido e coligações, e um breve currículo.

Entre os assuntos sobre política e judiciário, a revista trará uma matéria sobre a implantação e construção da Transrondônia, uma rodovia que ligará as regiões norte e sul de Rondônia, que desafogará o pesado tráfego de carretas na BR 364 e permitirá o escoamento da produção interna do Estado; e a inauguração da Clínica Marcelo Almeida, um novo centro de estética com atendimento múltiplo, com estrutura para realização de procedimentos desde massagem a cirurgia plástica em Porto Velho.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

O investimento garante transporte para atletas e cria novo espaço para prática de atividades físicas, incentivando saúde, lazer e qualidade de vida

Ação na Assembleia Legislativa oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher

Ação na Assembleia Legislativa oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher

A Assembleia Legislativa de Rondônia promoveu, na manhã desta sexta-feira (6), uma ação social em homenagem ao Dia da Mulher. Das 8h às 15h, a Cas

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)