Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Precatório: Sintero pede conversão em RPV


A direção do Sintero protocolou no Tribunal de Justiça de Rondônia um requerimento pedindo para que os precatórios da ação do salário mínimo dos técnicos administrativos e dos professores sejam convertidos em RPV – Requisição de Pequeno Valor.

A medida tem como finalidade tirar a ação do salário mínimo da fila dos precatórios e agilizar o pagamento com a individualização dos valores de cada servidor.

Esse requerimento para a conversão do precatório em RPV só foi possível agora, com base em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de agosto deste ano, e um parecer do Ministério Público Federal, que permite o pagamento individualizado de valores que não ultrapassem o teto de 40 salários mínimos.

Veja o entendimento do STF sobre o assunto: “Como é cediço, o processo coletivo destina-se à tutela de direitos subjetivos pertencentes a um grande número de pessoas, conduzindo a uma solução mais eficiente da lide, em benefício de todo o grupo. Evita-se, desta forma, a ocorrência de decisões contraditórias e a multiplicação de processos individuais, o que contribui para a efetivação da garantia constitucional da celeridade processual. (...) Por certo, o crédito perseguido não pertence ao substituto processual, motivo pelo qual não se deve considerar como valor da execução a soma de todas as parcelas devidas aos beneficiários, mas o valor de cada credor individualmente considerado.”

A atitude do Sintero de requerer a conversão atende à necessidade dos técnicos administrativos educacionais e dos professores que há anos aguardam pelo pagamento da ação do salário mínimo.

A direção do Sintero informou que não medirá esforços para que esse pagamento seja liberado o quanto antes, e que os servidores serão informados de todos os passos, e podem ser chamados para assembleia de orientação, caso necessário.

Fonte: Sintero

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)