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Praça e terminal de passageiros no Baixo Madeira


Os benefícios para a comunidade do Baixo Madeira foram reiterados pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) e do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), engenheiro Lucio Mosquini, em reunião com representantes comunitários na associação de bairro em São Carlos. Também participaram o encontro o diretor-executivo do DER, Rodrigo Viana, o residente do Departamento, José Soares, o Zezinho.

Mosquini foi a São Carlos a convite de moradores, para falar as ações do DER e Deosp no local. O diretor afirma que o governador Confúcio Moura tem grande apreço por toda a região do Baixo Madeira e que vários projetos são desenvolvidos para ajudar as localidades.

“Vamos construir uma praça em São Carlos, com valor estimado em R$ 700 mil. Recebemos o pedido para construir um terminal de passageiros e de cargas e logo iniciaremos o projeto”, garante o engenheiro. As reivindicações que recebeu de outras pastas, como a da Educação e da Segurança Pública, Mosquini disse que não é sua atribuição, mas que irá repassar os pedidos aos responsáveis pelas respectivas secretarias.

Estrada da Penal

O administrador de São Carlos, Ednardo Medeiros, e o presidente da Associação de Moradores (Amorasc), Jonir Tavares, disseram que a Estrada da Penal nunca esteve em tão boas condições, principalmente no período de chuvas. “Já passamos muita dificuldade por causa de atoleiros e buracos. Agora, às vezes vamos comer pizza em Porto Velho”, assegura Jonir.

Ednardo frisa que a Estrada da Penal tem importância fundamental para o desenvolvimento da região, haja vista que é a única estrada de acesso à localidade. “Sobrevivemos do extrativismo, da pesca e da agricultura. Quatro distritos e 39 comunidades, onde residem cerca de 10 mil pessoas que dependem dessa estrada”, justifica.

Morador da comunidade, Laécio Lucas disse há alguns anos (não especificou a data) um amigo quase morreu por causa de uma picada de cobra. Segundo ele, a ambulância levou quase seis horas de Porto Velho até São Carlos. Hoje ele compara, o mesmo trajeto é realizado em 1h30.

O diretor ressalta que a Estrada da Penal tem recebido os trabalhos do Projeto Estradão (patrolamento, encascalhamento, abertura lateral, eliminação de curvas perigosas, cortes de morros e a eliminação de pontes velhas) desde o ano de 2011 e garante que a rodovia ficará ainda melhor em 2013. “O governador Confúcio determinou atenção especial a esta rodovia e sinalizá-las nos trechos considerados perigosos”, acrescenta

Fonte: Nilson Nascimento –  DER e Deosp
 

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