Porto Velho (RO) domingo, 18 de abril de 2021
×
Gente de Opinião

Política

Praça Bola Sete recebe Inclusão do Samba nesta sexta-feira


A praça foi construída na década de 80 pelo empresário Chagas Neto 

Sílvio Santos

O prefeito Roberto Sobrinho reinaugura nesta sexta-feira (26), a praça Bola Sete na segunda etapa do Conjunto 4 de Janeiro. A programação conta com a apresentação do quarto módulo do Projeto Inclusão do Samba, coordenado pela Fesec em parceria com a Fundação Iaripuna.

Os shows que fazem parte do Inclusão começam a partir das 18h, com o Grupo Samba de Roda, às 19h30 acontece a solenidade de reinauguração da praça com a presença do prefeito Roberto Sobrinho e todo o secretariado municipal.

Após a solenidade oficial a troupe da escola de samba "Os Diplomatas", se apresenta com ritmistas, rainha da bateria e puxadores de samba-enredo. As candidatas inscritas para o concurso de "Rainha do Carnaval" também fazem apresentação especial, enquanto o cantor e compositor Ernesto Melo apresenta uma música de sua autoria em homenagem ao Bola Sete.

Quem foi Bola Sete – Eliezer Santos mais conhecido como Bola Sete, nasceu em 2 de agosto de 1923, no município de Itororó-Savador, chegou a Porto Velho em setembro de 1943 como Soldado da Borracha, trabalhou no Hospital São José, foi jardineiro na Praça Marechal Rondon, vendedor de bombom, como boxer e lutador de luta livre criou a primeira academia de box e luta livre, foi o primeiro cambista da cidade, como seus amigos gostavam de chamar, vendendo bilhetes da Loteria Federal e Jogo do Bicho.

Precursor dos primeiros movimentos carnavalescos, criou o movimento das pastorinhas e fundou juntamente com amigos a Escola de Samba "Deixa Falar", Primeiro bloco carnavalesco em 1946, foi também um dos fundadores dos Diplomatas do Samba, escola do seu coração e que participou até quando faleceu, em 13 de dezembro de 1985.

A praça Bola Sete foi uma idéia do empresário Chagas Neto, responsável pela construção do Conjunto 4 de Janeiro e na época presidente da escola de samba "Pobres do Caiari". "Bola Sete havia falecido e o Chagas resolveu homenageá-lo colocando seu nome na praça do Conjunto recém-inaugurado". Por alguns anos, a praça ficou abandonada, até que Roberto Sobrinho ao assumir a prefeitura autorizou a restauração.

Hoje, totalmente recuperada e com novo visual, com iluminação especial, a praça é uma dos pontos mais freqüentados pelos moradores do Conjunto. "A restauração da praça Bola Sete é um dos orgulhos do prefeito Roberto Sobrinho", confessa o presidente da Iaripuna, Júlio Yriarte.

 

Mais Sobre Política

Deputado Alex Redano recebe o presidente da ASSEJUS e garante portas abertas na ALE

Deputado Alex Redano recebe o presidente da ASSEJUS e garante portas abertas na ALE

Em visita institucional, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano, recebeu nesta quinta-feira (15/04), o presidente da Associ

Marcos Rocha atende indicação do deputado Cirone Deiró e confirma “Tudo Aqui” para atender Cacoal

Marcos Rocha atende indicação do deputado Cirone Deiró e confirma “Tudo Aqui” para atender Cacoal

Em recente visita ao município de Cacoal, o governador Marcos Rocha (sem partido) reconheceu a necessidade da implantação do Tudo Aqui na Capital do

Em Brasília, Mariana Carvalho e vereadores de Cacoal buscam solução para o sorteio do Residencial Cidade Verde

Em Brasília, Mariana Carvalho e vereadores de Cacoal buscam solução para o sorteio do Residencial Cidade Verde

A Deputada Federal Mariana Carvalho e os Vereadores de Cacoal Edimar Kapiche e Paulinho do Cinema se reuniram nesta quarta-feira (14) com o Secretár

Reunidos em comissão geral, deputados aprovam o nome de Paulo Renato Haddad para presidência da Fapero

Reunidos em comissão geral, deputados aprovam o nome de Paulo Renato Haddad para presidência da Fapero

Em comissão geral realizada no Plenário das Deliberações na noite de terça-feira (13), os deputados aprovaram em votação nominal o nome de Paulo Ren