Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Praça Bola Sete recebe Inclusão do Samba nesta sexta-feira


A praça foi construída na década de 80 pelo empresário Chagas Neto 

Sílvio Santos

O prefeito Roberto Sobrinho reinaugura nesta sexta-feira (26), a praça Bola Sete na segunda etapa do Conjunto 4 de Janeiro. A programação conta com a apresentação do quarto módulo do Projeto Inclusão do Samba, coordenado pela Fesec em parceria com a Fundação Iaripuna.

Os shows que fazem parte do Inclusão começam a partir das 18h, com o Grupo Samba de Roda, às 19h30 acontece a solenidade de reinauguração da praça com a presença do prefeito Roberto Sobrinho e todo o secretariado municipal.

Após a solenidade oficial a troupe da escola de samba "Os Diplomatas", se apresenta com ritmistas, rainha da bateria e puxadores de samba-enredo. As candidatas inscritas para o concurso de "Rainha do Carnaval" também fazem apresentação especial, enquanto o cantor e compositor Ernesto Melo apresenta uma música de sua autoria em homenagem ao Bola Sete.

Quem foi Bola Sete – Eliezer Santos mais conhecido como Bola Sete, nasceu em 2 de agosto de 1923, no município de Itororó-Savador, chegou a Porto Velho em setembro de 1943 como Soldado da Borracha, trabalhou no Hospital São José, foi jardineiro na Praça Marechal Rondon, vendedor de bombom, como boxer e lutador de luta livre criou a primeira academia de box e luta livre, foi o primeiro cambista da cidade, como seus amigos gostavam de chamar, vendendo bilhetes da Loteria Federal e Jogo do Bicho.

Precursor dos primeiros movimentos carnavalescos, criou o movimento das pastorinhas e fundou juntamente com amigos a Escola de Samba "Deixa Falar", Primeiro bloco carnavalesco em 1946, foi também um dos fundadores dos Diplomatas do Samba, escola do seu coração e que participou até quando faleceu, em 13 de dezembro de 1985.

A praça Bola Sete foi uma idéia do empresário Chagas Neto, responsável pela construção do Conjunto 4 de Janeiro e na época presidente da escola de samba "Pobres do Caiari". "Bola Sete havia falecido e o Chagas resolveu homenageá-lo colocando seu nome na praça do Conjunto recém-inaugurado". Por alguns anos, a praça ficou abandonada, até que Roberto Sobrinho ao assumir a prefeitura autorizou a restauração.

Hoje, totalmente recuperada e com novo visual, com iluminação especial, a praça é uma dos pontos mais freqüentados pelos moradores do Conjunto. "A restauração da praça Bola Sete é um dos orgulhos do prefeito Roberto Sobrinho", confessa o presidente da Iaripuna, Júlio Yriarte.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, na última semana de junho, o Projeto de Lei 921/2025, de autoria da Mesa Diretora, que promove uma amp

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON) encaminhou nesta segunda-feira (7) um ofício à bancada federal rondoniense sol

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) recebeu nesta terça-feira (8), comitiva do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), liderada pelo

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)