Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Praça Bola Sete recebe Inclusão do Samba nesta sexta-feira


A praça foi construída na década de 80 pelo empresário Chagas Neto 

Sílvio Santos

O prefeito Roberto Sobrinho reinaugura nesta sexta-feira (26), a praça Bola Sete na segunda etapa do Conjunto 4 de Janeiro. A programação conta com a apresentação do quarto módulo do Projeto Inclusão do Samba, coordenado pela Fesec em parceria com a Fundação Iaripuna.

Os shows que fazem parte do Inclusão começam a partir das 18h, com o Grupo Samba de Roda, às 19h30 acontece a solenidade de reinauguração da praça com a presença do prefeito Roberto Sobrinho e todo o secretariado municipal.

Após a solenidade oficial a troupe da escola de samba "Os Diplomatas", se apresenta com ritmistas, rainha da bateria e puxadores de samba-enredo. As candidatas inscritas para o concurso de "Rainha do Carnaval" também fazem apresentação especial, enquanto o cantor e compositor Ernesto Melo apresenta uma música de sua autoria em homenagem ao Bola Sete.

Quem foi Bola Sete – Eliezer Santos mais conhecido como Bola Sete, nasceu em 2 de agosto de 1923, no município de Itororó-Savador, chegou a Porto Velho em setembro de 1943 como Soldado da Borracha, trabalhou no Hospital São José, foi jardineiro na Praça Marechal Rondon, vendedor de bombom, como boxer e lutador de luta livre criou a primeira academia de box e luta livre, foi o primeiro cambista da cidade, como seus amigos gostavam de chamar, vendendo bilhetes da Loteria Federal e Jogo do Bicho.

Precursor dos primeiros movimentos carnavalescos, criou o movimento das pastorinhas e fundou juntamente com amigos a Escola de Samba "Deixa Falar", Primeiro bloco carnavalesco em 1946, foi também um dos fundadores dos Diplomatas do Samba, escola do seu coração e que participou até quando faleceu, em 13 de dezembro de 1985.

A praça Bola Sete foi uma idéia do empresário Chagas Neto, responsável pela construção do Conjunto 4 de Janeiro e na época presidente da escola de samba "Pobres do Caiari". "Bola Sete havia falecido e o Chagas resolveu homenageá-lo colocando seu nome na praça do Conjunto recém-inaugurado". Por alguns anos, a praça ficou abandonada, até que Roberto Sobrinho ao assumir a prefeitura autorizou a restauração.

Hoje, totalmente recuperada e com novo visual, com iluminação especial, a praça é uma dos pontos mais freqüentados pelos moradores do Conjunto. "A restauração da praça Bola Sete é um dos orgulhos do prefeito Roberto Sobrinho", confessa o presidente da Iaripuna, Júlio Yriarte.

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes leva mais oportunidades de capacitação para Vale do Anari

Deputada federal Cristiane Lopes leva mais oportunidades de capacitação para Vale do Anari

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou a entrega de uma Sala de Cursos de Capacitação totalmente mobiliada e equipada com comput

Comissão de Agropecuária e Política Rural debate crise no setor leiteiro e desvalorização do produto em Rondônia

Comissão de Agropecuária e Política Rural debate crise no setor leiteiro e desvalorização do produto em Rondônia

A Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu espaço na tarde desta terça-feira (21) para um deb

Pimenta Bueno realiza Mega Feirão de Liquidação com apoio do deputado Jean Mendonça

Pimenta Bueno realiza Mega Feirão de Liquidação com apoio do deputado Jean Mendonça

Nos dias 15 e 16 de novembro, Pimenta Bueno será palco da Mega Feira de Liquidação e da Habitação, uma iniciativa da Associação Empresarial e da Câm

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

O Residencial Morar Melhor se transformou em um grande parque de diversão durante a festa das crianças promovida pelo deputado estadual Eyder Brasil

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)