Quarta-feira, 7 de março de 2012 - 20h42
“As mulheres devem mostrar sua força”, essa frase resume a plataforma do PR Mulher em Rondônia que está com ampla campanha para incentivar a participação feminina na política. Recém criada, a ala composta por republicanas de vários municípios, pretende sensibilizar as mulheres de sua capacidade e potencial para participar mais ativamente das decisões democráticas.
Muitas conquistas já foram sensivelmente percebidas pelas mulheres nos últimos 80 anos, desde que lhes foi dado o direito a votas, mas especialistas reconhecem que ainda existe um certo machismo “velado” pois, mesmo tendo suas habilidades reconhecidas no mercado de trabalho em especial pela sua sensibilidade e organização, estatísticas do IBGE de 2011 comprovam que elas ainda ganham 28% a menos que os homens e ainda sofrem discriminação na hora da contratação.
Na política o cenário não é diferente, hoje o Brasil conta com apenas 8,9% de mulheres no Congresso Nacional, 12% nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras municipais, segundo dados do Governo Federal, o que coloca o Brasil na 141ª posição quanto a participação de mulheres na política, num ranking de 188 países. Trazendo a comparação para a América Latina, o Brasil fica apenas na frente da Colômbia.
“É evidente que precisamos mudar esse cenário, por isso o PR nacional começou neste ano a usar seu programa partidário para mostrar que o partido valoriza a mulher, oportunizando e estimulando a sua participação na vida política. Só assim, com amplas campanhas de mobilização, podemos despertar as mulheres - que acham que não tem potencial político - para uma nova realidade”, afirma a presidente regional do PR Mulher em Rondônia, Cristina Barros.
Para o presidente regional do PR em Rondônia, Miguel de Souza, é preciso fazer as mulheres entenderem que elas podem fazer muita diferença, “elas só precisam se envolver mais, pois a partir do momento que elas entram no processo, identificam que podem se preparar facilmente para atuar firmemente na política, com dedicação e fidelidade”, salienta.
Como forma de estimular a participação feminina na política em Rondônia, o PR está promovendo um grande encontro estadual no próximo dia 24 de março, no Sest/Senat, em Porto Velho, a partir das 9h. Será uma manhã de sensibilização para mostrar às mulheres o seu potencial e de como elas podem contribuir, junto com os homens, a fazer uma sociedade melhor e mais justa.
Fonte: Eficaz
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)