Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Potencial da Hidrovia do Madeira é destaque em seminário


O diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH), Ricardo Sá, participou desde a última terça-feira (21), do Seminário de logística promovido pela Secretaria Especial de Portos (SEP) da Presidência em Fortaleza, Ceará. O evento reuniu o titular da SEP, ministro Leônidas Cristino, os maiores representantes do setor e foi uma excelente vitrine para Rondônia, que teve a oportunidade de ver divulgado o potencial da Hidrovia do Madeira, no primeiro painel do seminário.

Na ocasião, Ricardo Sá destacou a importância do evento e a participação de Adalberto Toquarsk, superintendente de navegação para o interior da Antaq, responsável por levantar a discussão sobre a relevância da integração fluvial do Norte do Brasil com o resto do País. Durante seu discurso, Sá evidenciou a navegação realizada na Hidrovia do Madeira que possibilita o transporte de mais de cinco milhões de toneladas de cargas, a partir do Porto Organizado de Porto Velho, com destino interno para o Amazonas e Pará, e internacional para a Ásia, Europa, América e Oriente Médio.

Durante a explanação, o diretor presidente da SOPH também defendeu a construção de eclusas nas usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, obras realizadas no Estado de Rondônia. Sá também expôs a necessidade de dragagem, sinalização e derrocagem na Hidrovia do Madeira, assim também como “a abertura de um canal artificial de navegação, com extensão de 50 quilômetros, que ligue a Hidrovia de Ilha Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso, à Bacia do Prata, que abarca importantes faixas territoriais da Argentina, Brasil, Paraguai, Bolívia e Uruguai, criando, assim, a Grande Hidrovia do Mercosul”, comentou.

Ricardo Sá finalizou sua apresentação ao enfatizar que recentemente a China construiu um canal artificial de mil quilômetros. “Neste sentido, deixo um desafio ao Brasil, e aos ministros da SEP, do Transportes e do Dnit: que realizem estes estudos e construam essa grande hidrovia que passará pelos rios Guaporé, Mamoré e Madeira, em Rondônia”. O discurso eloquente e consistente do diretor presidente da SOPH arrancou aplausos dos participantes.

O seminário SEP de logística, que reuniu os principais especialistas do Brasil no setor, encerrou na sexta-feira (23). Além da troca de experiências, restou também a promessa do ministro da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino. Ele afirmou que pretende dar mais eficiência aos portos e garantiu que o governo quer fazer novos investimentos, "Precisamos muito mais.".

Fonte: Josi Gonçalves 
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)