Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho vive novos tempos


Porto Velho nasceu a partir de um grande empreendimento, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (1907- 1912). Hoje, às vésperas da construção das hidrelétricas do Madeira - outra obra de grande vulto – o município vive a expectativa de novos tempos. E a Prefeitura trabalha para canalizar da melhor forma possível os benefícios a serem proporcionados pelas usinas, ao mesmo tempo em que prepara a cidade para a mudança. O desafio é grande, mas a tarefa está sendo cumprida.
Ciente da necessidade de aporte de recursos para melhorar a infra-estrutura do município, o Governo Federal repassou para Porto Velho mais de meio bilhão de reais, um montante nunca antes investido na Capital de Rondônia, o que certamente dará novos rumos para a cidade, com a urbanização de seis canais, saneamento e água tratada para todos. Isso vai proporcionar melhores condições de saúde e de vida para a população.
Com um dos mais ousados programas de regularização fundiária já implementados no Brasil, a Prefeitura dá oportunidade aos moradores de adquirirem títulos de seu imóvel. A construção de unidades habitacionais para moradores de área de risco também melhora as condições de moradia da população.
A cidade escura de cinco anos atrás, hoje está quase toda iluminada, e o trabalho de recuperação e ampliação dos pontos de iluminação prossegue.
A Prefeitura também investe em educação com qualidade, através de cursos de atualização e qualificação dos professores, reforma e construção de escolas, que resultam na criação de mais cinco mil novas vagas.
A drenagem e asfaltamento de 60 quilômetros de ruas em 2007 atendem a um anseio dos porto-velhenses, com obras definitivas para a cidade. A qualificação profissional, com programas específicos para os trabalhadores, jovens que procuram o primeiro emprego e as beneficiárias do Bolsa Família, dão nova perspectiva para os moradores. O setor de saúde pública apresenta melhoras significativas com a inauguração da tão esperada Maternidade Municipal, reforma de policlínicas, construção de postos de saúde, farmácia popular, centros de odontologia especializados, Centro de Referência da Mulher e a nova sede do Centro de Controle de Zoonose.
A melhoria da qualidade de vida de moradores de áreas antes esquecidas, como a periferia da Capital, os ribeirinhos e a população dos distritos que vivem ao longo da BR 364, reforçam a política da administração Roberto Sobrinho, que trabalha para fazer uma cidade melhor para todos.
A revitalização do centro histórico de Porto Velho é outro programa que muito orgulha a administração municipal. Afinal, trata-se do resgate da memória dos pioneiros, migrantes de todos os quadrantes que construíram a cidade. Hoje inauguramos o Mercado do Peixe e as obras de asfaltamento de ruas do Triângulo, um dos mais antigos bairros da cidade, até então esquecido pelo poder público. Com isso damos início efetivo a um programa que inclui a construção do Porto do Cai n`Água, prevista para 2008; a revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, já iniciada com a reforma dos galpões da antiga Estação de Passageiros; a urbanização do Canal de Santa Bárbara; a construção do Shopping Popular, em fase de conclusão; e outras obras que vão transformar aquela região em um ponto turístico e de lazer para a população.
Porto Velho ao longo do último século recebeu de braços abertos milhares de pessoas, dando a todos a oportunidade de trabalhar. Hoje a Capital completa 93 anos com ações que apontam para a transformação da cidade que sonhamos. Na passagem de mais um aniversário da cidade, a Prefeitura parabeniza os porto-velhenses e convida a comunidade a participar e acreditar num projeto que já se faz realidade.
Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Para o presidente Jair Bolsonaro e o governador Marcos Rocha o objetivo da Medida Provisória é a de simplificar e modernizar o processo. Ao todo, ma

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Na sessão ordinária e nas extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira (10), além de aprovar o Orçamento 2020 e apreciar os vetos do Execut

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári