Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho vive novos tempos


Porto Velho nasceu a partir de um grande empreendimento, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (1907- 1912). Hoje, às vésperas da construção das hidrelétricas do Madeira - outra obra de grande vulto – o município vive a expectativa de novos tempos. E a Prefeitura trabalha para canalizar da melhor forma possível os benefícios a serem proporcionados pelas usinas, ao mesmo tempo em que prepara a cidade para a mudança. O desafio é grande, mas a tarefa está sendo cumprida.
Ciente da necessidade de aporte de recursos para melhorar a infra-estrutura do município, o Governo Federal repassou para Porto Velho mais de meio bilhão de reais, um montante nunca antes investido na Capital de Rondônia, o que certamente dará novos rumos para a cidade, com a urbanização de seis canais, saneamento e água tratada para todos. Isso vai proporcionar melhores condições de saúde e de vida para a população.
Com um dos mais ousados programas de regularização fundiária já implementados no Brasil, a Prefeitura dá oportunidade aos moradores de adquirirem títulos de seu imóvel. A construção de unidades habitacionais para moradores de área de risco também melhora as condições de moradia da população.
A cidade escura de cinco anos atrás, hoje está quase toda iluminada, e o trabalho de recuperação e ampliação dos pontos de iluminação prossegue.
A Prefeitura também investe em educação com qualidade, através de cursos de atualização e qualificação dos professores, reforma e construção de escolas, que resultam na criação de mais cinco mil novas vagas.
A drenagem e asfaltamento de 60 quilômetros de ruas em 2007 atendem a um anseio dos porto-velhenses, com obras definitivas para a cidade. A qualificação profissional, com programas específicos para os trabalhadores, jovens que procuram o primeiro emprego e as beneficiárias do Bolsa Família, dão nova perspectiva para os moradores. O setor de saúde pública apresenta melhoras significativas com a inauguração da tão esperada Maternidade Municipal, reforma de policlínicas, construção de postos de saúde, farmácia popular, centros de odontologia especializados, Centro de Referência da Mulher e a nova sede do Centro de Controle de Zoonose.
A melhoria da qualidade de vida de moradores de áreas antes esquecidas, como a periferia da Capital, os ribeirinhos e a população dos distritos que vivem ao longo da BR 364, reforçam a política da administração Roberto Sobrinho, que trabalha para fazer uma cidade melhor para todos.
A revitalização do centro histórico de Porto Velho é outro programa que muito orgulha a administração municipal. Afinal, trata-se do resgate da memória dos pioneiros, migrantes de todos os quadrantes que construíram a cidade. Hoje inauguramos o Mercado do Peixe e as obras de asfaltamento de ruas do Triângulo, um dos mais antigos bairros da cidade, até então esquecido pelo poder público. Com isso damos início efetivo a um programa que inclui a construção do Porto do Cai n`Água, prevista para 2008; a revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, já iniciada com a reforma dos galpões da antiga Estação de Passageiros; a urbanização do Canal de Santa Bárbara; a construção do Shopping Popular, em fase de conclusão; e outras obras que vão transformar aquela região em um ponto turístico e de lazer para a população.
Porto Velho ao longo do último século recebeu de braços abertos milhares de pessoas, dando a todos a oportunidade de trabalhar. Hoje a Capital completa 93 anos com ações que apontam para a transformação da cidade que sonhamos. Na passagem de mais um aniversário da cidade, a Prefeitura parabeniza os porto-velhenses e convida a comunidade a participar e acreditar num projeto que já se faz realidade.
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)