Terça-feira, 4 de abril de 2017 - 12h25
Porto Velho vai receber, nos dias 6 e 7 de abril, a 22ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (RTC). O evento trará à capital do estado representantes dos órgãos de controle interno dos estados, do Distrito Federal e capitais, além de assessores técnicos e palestrantes.
“Vamos discutir, orientar e promover a boa gestão dos recursos públicos”, resume Francisco Lopes Netto, controlador geral do estado. A escolha de Porto Velho como sede da reunião aconteceu durante a 21ª RTC, que aconteceu em Florianópolis.
O evento é significativo para Rondônia, que é membro Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O Portal Transparência, mantido pela Controladoria Geral do Estado (CGE), obteve nota 10 no Ranking Nacional da Transparência em 2016. A avaliação foi feita pelo Ministério Público Federal.
A Controladoria Geral do Estado (CGE) é a responsável pela organização do evento e já realizou diversos encontros com órgãos parceiros para tratar dos detalhes. “Já está decidido que as reuniões técnicas serão realizadas das 9h30 às 18h, nos dois dias”, revelou o controlador geral Francisco Netto.
VALORIZAÇÃO
A realização da reunião em Rondônia, ao mesmo tempo em que possibilita a aproximação dos técnicos do controle externo locais, valoriza o trabalho da CGE, que tornou-se referência para órgãos similares no país.
A promoção da transparência das ações do governo estadual e valorização da cidadania tem tornado a gestão pública ainda participativa, ao mesmo tempo em que se abre para contribuir para que também os municípios se envolvam com estas práticas.
No controle interno, o item transparência é fundamental. A CGE atua para assegurar, através deste meio, que o cidadão conhecimento do que a administração está fazendo. É, ainda, uma forma de prestar contas, fato que confere credibilidade à administração e facilita a obtenção de recursos pelo estado.
Para conhecer melhor os atos governamentais, a CGE mantém atualizado o Portal da Transparência, que recebeu a avaliação máxima do Ministério Público Federal em 2016. O portal iniciou suas atividades em julho do mesmo ano.
É pelo portão que o cidadão pode conferir todos os atos da administração, inclusive informações sobre servidores.
Leia mais:
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), comemorou o avanço da proposta para construção do Centro de Treiname
Pesquisa mostra intenção de votos de 68 lideranças para deputado estadual em Rondônia
Uma recente pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Data Continental em 33 municípios de Rondônia revela as intenções de voto dos eleit
Vereador Everaldo Fogaça recebe demandas da linha 27 para reabertura, recuperação e encascalhamento
O pastor José Bezerra Santos, acompanhado de sua esposa Zilda Inácio Santos e da liderança comunitária Rafael do Uber, da Linha 27, visitou nesta se
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), destacou nesta segunda-feira (21) a importância da Sicoob Agroshow 2