Domingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho Shopping mostra viabilidade econômica para acadêmicos da FIP


A viabilidade econômica da implantação do Porto Velho Shopping foi o tema da palestra  ministrada ontem à noite, para os professores e acadêmicos dos cursos de Administração, Sistemas de Informação e Pedagogia, da FIP (Faculdade de Porto Velho), por Luiz Felipe Salles, Gerente de Novos Negócios da Ancar - empresa responsável pela construção e administração do empreendimento.

A palestra faz parte de um projeto do curso de Administração da FIP cujo foco é entender o processo de implantação de shopping centers (grandes empreendimentos). Este projeto é coordenado pelo professor Cezar Zoghbi, titular da cadeira de Teoria das Organizações.

Também participaram do encontro a Diretora Acadêmica, Maria Aparecida, que parabenizou a iniciativa do professor Cezar Zoghbi; o coordenador do curso de Administração, professor Ramiro Vieira, enfatizando a abertura da FIP na discussão dos novos empreendimentos que serão implantados em Porto Velho; e o acadêmico Edílson Batista, que destacou a importância do Porto Velho Shopping para alavancar o desenvolvimento de Rondônia, com geração de emprego e renda para a população.

Antes do início da palestra, o Superintendente do Porto Velho Shopping, Flávio Sertã Furtado de Mendonça, apresentou aos acadêmicos o Gerente de Novos Negócios da Ancar, Luiz Felipe Salles, e revelou que a iniciativa de construir um Shopping em Porto Velho tinha sido de Luiz Felipe, que convenceu desde 2005 a diretoria da Ancar a investir no empreendimento.

Em seguida, Luiz Felipe deu início a sua palestra, começando pelo histórico da Ancar - uma empresa de empreendedorismo e sucesso - que há 35 anos está no mercado de shopping centers e disse que, desde 2006, a Ancar se associou à Ivanhoe Cambridge - uma empresa líder mundial no segmento e uma das mais dinâmicas do Canadá, atuando em cinco continentes, com mais de 65 shopping centers. Apresentou, ainda, algumas das tendências mundiais do mercado de Shopping Centers.

A seguir, Luiz Felipe apresentou diversos dos fatores que levaram a Ancar à decisão pela construção do Porto Velho Shopping. Abordou as características da atividade econômica de Rondônia e as tendências de evolução. Mostrou os principais resultados dos levantamentos e pesquisas encomendados pela Ancar à IPDM, uma das mais respeitadas empresas de pesquisa do país, e os dados, atuais e projetados, mais relevantes sobre cada uma das regiões da cidade. Falou dos indicadores do potencial de Porto Velho, apresentando resultados de pesquisas sobre a renda média domiciliar, demanda mensal, oferta varejista instalada e produtividade média no varejo. Ele garantiu aos acadêmicos que estudos da Ancar indicam uma demanda crescente de comércio e serviços que só precisa de investimento para ser atendida. Demonstrou, ainda, porque a localização do Porto Velho Shopping é considerada ideal para os mercados atual e futuro.

As áreas primária e secundária do Porto velho Shopping representam 93% do total de oferta instalada na cidade. Isto significa que a população poderá consumir na área onde já está habituada. "O Porto Velho Shopping já nasce inserido nos hábitos de consumo da comunidade".

Em Porto Velho foi escolhido o terreno mais apropriado da cidade, localizado em uma área nobre que concentra os melhores condomínios e o público de classe A e B - ávido pelas novidades que somente um shopping center profissional poderá suprir.

Luiz Felipe ainda falou aos acadêmicos que a Ancar é especializada na administração de centros de compras, serviços e lazer e que atua em parceria com empreendedores e lojistas em todas as fases do desenvolvimento de um shopping center - desde as pesquisas de mercado iniciais, passando pelo planejamento e negociação das lojas, até a gestão do cotidiano do empreendimento.

 

 

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

O secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, é apontado como um dos nomes fortes que podem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas ele

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

O maior projeto de atendimento à saúde já desenvolvido por um parlamentar em Rondônia foi lançado na manhã desta quinta-feira (16) pelo presiden

Nota de Esclarecimento da Alero sobre a Operação Ouro de Areia

Nota de Esclarecimento da Alero sobre a Operação Ouro de Areia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) informa que está acompanhando a operação deflagrada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (17)

Sim” à vida: Cristiane Lopes vota para proteger crianças desde a gestação

Sim” à vida: Cristiane Lopes vota para proteger crianças desde a gestação

Em votação histórica ocorrida nesta semana na Câmara dos Deputados, a parlamentar Cristiane Lopes (União Brasil – RO) votou “sim” a uma emenda que a

Gente de Opinião Domingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)