Quarta-feira, 22 de junho de 2016 - 13h57
No cenário do comércio e serviços o sucesso nas vendas não é resultante das regras de mercado, mas consequência de estratégias aplicadas à noção dos sentidos dos clientes, ou seja, agradar o cliente em primeiro lugar. A sensação de bem-estar é a referência de maior importância quando se pretende cativar um potencial comprador. Pessoas são atraídas pelas sensações, e estas condicionam a satisfação das expectativas quando se tratando de consumidores. Quando um lojista oferece seus produtos ele precisa conhecer as formas de envolver seu cliente num ambiente agradável e utilizar formas diferenciadas de sensibilização.
São estratégias que fazem parte do conjunto denominado “marketing sensorial”, que analisa o comportamento – sobretudo as emoções – dos frequentadores de shopping centers. Ao criar um vínculo emocional entre aquilo que se quer vender e o cliente, sua atenção é despertada, e ele fica mais a vontade no momento de decidir por uma aquisição. O segredo é fazê-lo esquecer de determinadas preocupações e provocar aquilo que é sensorial. Entende-se por sensorial aquilo que é perceptível aos sentidos, como aromas, temperatura, música e vitrines com aquilo que ele pretende ver. Esse clima de envolvimento que o leva ao prazer em estar ali e a comprar. É claro que não é só isso, os vendedores precisam saber vender e atender bem, assim, aproveitando esse momento em que o protagonista está voltado a uma postura menos reativa.
O Porto Velho Shopping, em parceria com o Sebrae em Rondônia, está preparando seus lojistas com a capacitação “da Vitrine até a SACOLA”, composta de três oficinas com 40 horas de consultoria cada. A primeira, realizada no dia 21 de junho, trata da gestão visual da loja; a segunda será no dia 12 de julho e vai tratar da estratégia de vendas; e a terceira, em 9 de agosto, será sobre atendimento ao cliente. As 20 empresas participantes já assistiram ao workshop de 4 horas e agora estão recebendo 2 horas de consultoria cada uma, nas quais serão aplicadas técnicas de marketing sensorial. Na próxima etapa, as empresas receberão capacitação em vendas e consultorias e, na fase final da programação, estarão preparadas para atender bem o cliente.
Nesse grupo de ações para aprimoramento, os lojistas estão recebendo especial preparação que tem dado lugar a iniciativas que trazem satisfação aos gestores de negócios. Workshops e consultorias refletem ganhos pessoais no trato comportamental na relação proprietário e cliente. O Sebrae estabeleceu uma dinâmica de interação que aprimora o tratamento exclusivo ao público que frequenta as lojas do Porto Velho Shopping.
Para mais informações, consulte a central de atendimento ligando para 0800 570 0800 ou acesse www.sebrae.ro
Fonte: Antôni Veronese
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