Sábado, 25 de abril de 2009 - 11h45
A primeira dama do município de Porto Velho, Lucilene Peixoto, já está mobilizando os funcionários da prefeitura para o Dia do Desafio, que neste ano será realizado no dia 27 de maio. Lucilene Peixoto, que é a coordenadora do trabalho na prefeitura, participou na última quinta-feira de uma reunião com representantes de todas as secretarias e coordenadorias municipais e a diretora de Programas Sociais do Sesc, Jocélia Lisboa, e de Recreação, Tico Marinheiro. Nesta sexta-feira (24), ela fez uma explanação sobre o evento durante uma reunião de gestores de escolas do município.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é realizado em países dos cinco continentes, com o aval da Unesco. No Brasil, o evento é coordenado pelo Sesc. O objetivo é criar uma saudável competição entre cidades de diferentes países e do mesmo porte, onde quem ganha é a cidade que consegue mobilizar um maior número de moradores. Para participar do Dia do Desafio, as pessoas devem dedicar pelo menos 15 minutos para uma atividade física, que pode ser feita em grupo ou individual, e registrar esta atividade por meio de um telefone, que esta ano ainda não foi divulgado. O telefone é cedido em Porto Velho pela Brasil Telecom, que é parceira do Dia do Desafio.
O evento também incentiva a solidariedade e as pessoas podem participar fazendo atividades como o recolhimento de donativos e a doação de sangue, por exemplo. Trata-se de um dia de conscientização, sobre a necessidade de cuidar da gente e dos outros, em busca de uma melhor qualidade de vida, explica Lucilene Peixoto.
Porto Velho participa do Dia do Desafio desde o primeiro ano da gestão Roberto Sobrinho, em 2005. Os municípios são convidados pelo Sesc, mas só participam se o prefeito topar o desafio. Roberto Sobrinho destaca a importância do evento que incentiva a qualidade de vida com a conscientização das pessoas sobre a necessidade de cuidar da saúde e do bem estar do próximo.
Desde sua primeira participação, em 2005, Porto Velho só perdeu em 2006 para um município cubano, sendo que neste mesmo ano só o Tribunal de Justiça arrecadou uma tonelada de alimentos em Porto Velho durante a competição, o que prova mais uma vez que não há perdedores no evento, ressalta Lucilene Peixoto.
Em 2008, Porto Velho ganhou o desafio competindo com um município mexicano, quando foram mobilizadas 170 mil pessoas. Uma das atividades realizadas foi uma caminhada feita por funcionários da Prefeitura na avenida Jatuarana, com a participação do prefeito, para divulgar as ações e os serviços que a prefeitura disponibiliza para a população. Além disso, empresas, entidades e órgãos públicos se envolveram em atividades das mais variadas, como dança, ginástica, competições esportivas, arrecadação de alimentos e doação de sangue, entre outras. A meta em 2009 é mobilizar 200 mil pessoas na Capital. O sorteio do município que vai competir com Porto Velho neste ano será escolhido por meio de um sorteio eletrônico, que será feito no dia 4 de maio em São Paulo.
Fonte: Ascom
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes