Porto Velho (RO) sábado, 28 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho receberá mega operação da prefeitura


Uma mega operação de recuperação da cidade está sendo montada pela Prefeitura de Porto Velho para ser colocada em prática dentro dos próximos 90 dias, com a incorporação à frota do município do maquinário comprado pela prefeitura. São mais de 70 máquinas entre caçambas, tratores e outros veículos, um investimento de cerca de R$ 30 milhões, que serão repassadas à Secretaria Municipal de Obras (Semob), Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric). As ações serão realizadas tanto na área urbana como também na rural.

Para o prefeito Mauro Nazif, esse é um fato histórico que marcará sua administração. É a primeira vez que a prefeitura adquire de uma só vez uma grande quantidade de máquinas para renovar sua frota. É um volume tão grande que muitos municípios de porte bem maior que Porto Velho levariam décadas para adquiri-lo. O prefeito afirma também que essas ações marcarão um novo momento de sua administração.
 
“No primeiro ano ficamos presos a muitas questões alheias a nossa vontade. Tínhamos a vontade política de fazer, mas não podíamos. E tínhamos também que arrumar a casa para podemos colocar em prática o que havíamos acordado com a população na campanha eleitoral. Esse momento já passou, agora é a hora de partirmos para a ação. A Semob, Semusb e Semagric já estão montando suas programações para colocar em prática essas ações que representam um novo tempo para Porto Velho.
 
Mauro Nazif também afirmou que com esse maquinário a prefeitura, além de assegurar agilidade nos serviços prestados à população como, recuperação de ruas, limpeza, pavimentação e outros tipos de obras, como também propiciará uma economia significativa para os cofres do município. É que com essa frota, a prefeitura não precisará mais fazer contrato de horas/máquinas. Terá apenas que se preocupar com a contratação de pessoal para operar o maquinário.
 
Limpeza
 
Na Semob, o secretário Ricardo Fávaro já está com o esquema montado para colocar na rua a patrulha mecanizada que ficará responsável pelo serviço de limpeza. Só a secretaria receberá 15 máquinas, entre tratores e caçambas, fora outros veículos como as duas Vans que serão entregues na sexta-feira, 10. A expectativa de Fávaro é de que em 60 dias já tenham sido entregues à Semusb os 5 caminhões vassouras, 1 PC hidráulica (escavadeira), 1 patrol, 1 retroescavadeira 4x4, uma pá carregadeira, 1 caminhão melosa (usado para abastecimento de outros veículos), um trator de esteira e 4 caçambas.
 
“Estamos só aguardando a chegada desse equipamento para começarmos a trabalhar. Em pouco tempo a população perceberá essa mudança com os serviços que serão realizados com mais agilidade e eficiência. Muito dessas máquinas são de última geração que varre e suga ao mesmo tempo o que está varrendo. É o processo de modernização porque está passando a secretária. E como basta uma pessoa para operar os cinco caminhões, vamos poder utilizar os garis que faziam esse serviço, principalmente no centro, em outros bairros da cidade que ficavam sem ser atendidos”, adiantou o secretário.
 
Na avaliação do secretário, Porto Velho começa e viverá uma verdadeira “revolução” nos próximos 90 dias quando esses equipamentos começarem a ganhar as ruas. “Esse primeiro ano de mandato do prefeito Mauro trabalhou-se com aquilo que se tinha e o que foi possível fazer, foi feito. Agora, melhor estruturada, a prefeitura tem como avançar mais ainda retribuindo ao contribuinte o investimento que ele fez na cidade quando pagou seu imposto”, disse.
 
Estradas 
 
Na Semagric, o secretário Leonel Bertolin que o maquinário que receberá será usado para reforçar o que já vem sendo feito. Ele afirmou que mesmo com as dificuldades enfrentadas ao longo do ano passado, os trabalhos da secretaria não pararam. “Foi um ano difícil, mas conseguimos manter emergencialmente muitos serviços que evitaram um colapso total. Agora poderemos trabalhar mais e melhor com a incorporação desse maquinário à nossa frota, avaliou.
 
Com os equipamentos novos a Semagric montará mais três patrulhas mecânicas, totalizado quatro, para atuar na cidade e no interior. Uma atenderá o assentamento Joana D'arc e região; outra ficará sediada em Jacy-Paraná e atenderá Rio Pardo e União bandeirantes; a de Porto velho atender o setor chacareiro, Nova Aliança, Cujubim e demais regiões próximas da capital e a quarta patrulha mecanizada vai atender os cinco distritos da Ponta do Abunã (Fortaleza, Abunã, Extrema, Vista Alegre e Nova Califórnia).
 
“Porto Velho tem perto de cinco mil quilômetros de estradas rurais usadas para escoamento da produção e transporte escolar. Só no transporte de alunos são usados mais de dois mil quilômetros. A recuperação desses vicinais, será a prioridade do momento, já estamos acertando isso com a Secretaria de Educação. Vamos poder atender melhor os projetos de piscicultura com a utilização de uma máquina no trabalho de abertura de tanques escavados. Vamos poder melhorar também o serviço de destoca e gradagem de áreas degradadas, limpezas laterias, patrolamento, colocação de bueiros e construção e manutenção de pontes”, revelou o secretário.
 
Fonte: Joel Elias
 

Mais Sobre Política

Presidente Alex Redano diz que Sessão Itinerante na Rondônia Rural Show aproxima o Legislativo da população

Presidente Alex Redano diz que Sessão Itinerante na Rondônia Rural Show aproxima o Legislativo da população

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), disse que a realização da Sessão Itinerante em Ji-Paraná, durante a 9ª edição da

Comissão Geral da Assembleia discute desenvolvimento do agronegócio e o futuro da Rondônia Rural Show

Comissão Geral da Assembleia discute desenvolvimento do agronegócio e o futuro da Rondônia Rural Show

Durante a comissão geral em que foi transformada a Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 26, realizada durante a Rondônia

Proposta pelo deputado Laerte Gomes solenidade realizada na 9ª RRS outorga Medalhas do Mérito Legislativos a membros da PRF, PM e PC

Proposta pelo deputado Laerte Gomes solenidade realizada na 9ª RRS outorga Medalhas do Mérito Legislativos a membros da PRF, PM e PC

Durante a Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa realizada na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional 2022, nesta quinta-feira (26), no

Iniciada obra das novas passarelas na BR 364 com recursos indicados por Mariana Carvalho

Iniciada obra das novas passarelas na BR 364 com recursos indicados por Mariana Carvalho

Foi iniciada a obra de construção da primeira de seis passarelas que serão erguidas sobre a BR 364, no trecho urbano de Porto Velho. As novas traves