Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho recebe o programa Rumos Itaú Cultural


O Projeto contempla as áreas de música, literatura e jornalismo cultural

A Fundação Cultural Iaripuna, em parceria com o Itaú Cultural, traz a Porto Velho o Programa Rumos, promovendo o Seminário com foco em música e lança o edital Rumos Música em Porto Velho.

O Programa, que na oportunidade completa 10 anos de atividades, tem o objetivo de mapear novos talentos, contribuir para articulações nacionais de agentes culturais, premiar e dar visibilidade nacional aos trabalhos musicais de artistas novos ou artistas que já tenham trabalhos consolidados e que ainda não tiveram reconhecimento nacional da sua produção. Nesta edição, contempla as áreas de música, literatura, jornalismo cultural e pesquisa em gestão cultural.

Júlio Yriarte, presidente da Fundação Cultural Iaripuna assevera que: "O fato de abraçar e trazer para o município esta edição 2007, fortalece e amplia as principais características do programa, que busca o mapeamento, formação, difusão e articulação dos inúmeros agentes que compõem o imenso e diversificado universo cultural brasileiro na área de música, ele caracteriza-se pelo mapeamento do talento e da criatividade do músico brasileiro e na difusão de sua produção em todo o território nacional".

"Para a classe artística de Porto Velho, em particular para a classe musical, a realização do seminário representa uma rara oportunidade de reciclagem porque abre perspectivas para a inovação, reconhecimento, planejamento e a auto-administração do próprio trabalho do músico", completa Yriarte.

Uma das principais ações do Rumos Itaú Cultural é a realização de encontros onde são abordadas questões relativas ao universo da produção cultural; discutindo planejamento, gestão, questões jurídicas e outros. O intuito é de promover a democratização de informações, e colaborar para o amadurecimento e expansão dos diversos agentes que compõem o universo musical brasileiro.

Os artistas e grupos contemplados pelo edital Rumos Música também farão espetáculos produzidos pelo Itaú Cultural, e as apresentações serão gravadas em áudio e vídeo digital para serem distribuídas em DVD a emissoras de televisão no Brasil e exterior, além de seus currículos e contatos serem disponibilizados em inglês, francês e espanhol no site da instituição.

Todas as informações do edital do programa Rumos Música: inscrições, abrangências, formas de envio de trabalhos e prazo de inscrição podem ser obtidas na Fundação Iaripuna – Fones 3901-3265 / 3901-3644 ou no site www.itaucultural.org.br/rumos2007.

               Programação do Seminário

Realização do Seminário: Prefeitura de Porto Velho, Fundação Iaripuna e Itaú Cultural
Apoio: Semed e Escola Municipal de Música "Jorge Andrade".
Local: Auditório da Escola Municipal de Música "Jorge Andrade" – rua Joaquim Araújo Lima, 2805 – Liberdade
Dia: 14 de maio, segunda-feira.
Hora: início às 14h (veja, abaixo, programação completa)
Entrada franca

Programação dia 14, segunda-feira

14h
Abertura Oficial


Interpretação do Hino de Porto Velho com Remis Michel (flauta transversal) e Robson Vasconcelos (teclado); Coral da Escola de Música Jorge Andrade na regência do professor Dirceu e Quarteto PVH, formado pelos professores Ronaldo Vasconcelos (guitarra); Robson Vasconcelos (teclado); Júnior Lopes (bateria) e Clayton (contra baixo)

A abertura do evento contará com a presença de autoridades e convidados: Roberto Eduardo Sobrinho – prefeito da cidade de Porto Velho; Júlio César Yriarte Solíz – presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Elizabeth Carneiro Santos – diretora da Escola Municipal de Música "Jorge Andrade" e Raimundo Nonato da Silva presidente do Sindicato dos Músicos do Estado de Rondônia.

14h30
Exibição do documentário Rumos Brasil da Música – 30.000 km – Pensamentos & Reflexões (40 minutos).

- espécie de diário de bordo das viagens feitas por todas as capitais brasileiras durante a edição passada do programa, entre 2004 e 2005. Condução de Sonoe Juliana Ono, representante do Núcleo de Música do Itaú Cultural de SP, que fará considerações a respeito dos seminários Rumos Música, realizados por todas as capitais brasileiras.

15h30

- palestra Produção Musical: Realidades, Alternativas e Mãos à Obra! com Paulo André Moraes Pires – pernambucano de Recife. Criador e produtor do festival Abril Pro Rock. Trabalhou com bandas como Chico Science & Nação Zumbi, Cabruêra, DJ Dolores: Aparelhagem; Cascabulho, entre outras. Fundador da Abrafin – Associação Brasileira dos Festivais Independentes.

17h
palestra Caminhos para a Exportação da Música Brasileira proferida por Michel Nicolau especialista que desde 2003 atua no ramo musical buscando colaborar com a difusão da música brasileira no exterior. É assessor da BM&A no projeto Música do Brasil, desenvolvida em parceria com a Apex-Brasil.

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)