Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho recebe 1ª etapa do projeto Sudam Itinerante



Com a proposta de criação de uma Agência de Desenvolvimento da Amazônia, órgão que, em tese, uniria em ações todos os demais órgãos voltados ao desenvolvimento da região, o superintendente estadual de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), Rubens Nascimento, anunciou ontem, segunda-feira (5) a realização da primeira etapa do “Projeto Sudam Itinerante”, que acontece no dia 14 de outubro, das 8h30 às 13h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), em Porto Velho.

Segundo ele, o projeto da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) tem a finalidade de divulgar as atrações de investimentos existentes para a região de sua influência, além de levar as políticas públicas do governo Federal aos estados menos desenvolvidos. O titular da Suder enalteceu a promoção do seminário, observando que sua realização de forma alternada, cada vez em um estado da região, possibilita a participação não só dos agentes públicos, mas de empresas e da sociedade, que trabalham pelo desenvolvimento de cada estado que integra a Amazônia.

Rubens Nascimento defendeu a criação de um novo modelo de atuação para Sudam, que pode ser discutido durante o seminário em Porto Velho, principalmente no que diz respeito à descentralização de suas ações, que geralmente ficam restritas a Manaus e seu distrito industrial.

SUDAM ITINERANTE

Depois de Porto Velho, o seminário será realizado em Rio Branco (AC), no dia 16 de outubro, com a participação de entidades que administram incentivos fiscais e financeiros, como Governo do Estado, Banco da Amazônia, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil, além da própria Sudam e entidades ligadas ao setor produtivo local, indústria, agricultura, comércio, micro e pequenas empresas, entidades de economistas, associação comercial e a própria sociedade local que também tem todo interesse na discussão de projetos de desenvolvimento para o Estado de Rondônia e para a região amazônica.

Nesta semana em Manaus, o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, afirmou em entrevista que os desafios são grandes, e que um dos maiores é exatamente a reversão da lógica de aplicação dos recursos dos principais fundos de investimentos dos estados mais desenvolvidos para os estados mais pobres, como Acre, Amapá e Roraima. Segundo ele, o evento propõe mostrar que diante da transição econômica (crise econômica) que foi instalada no País ainda existem muitas possibilidades de investimentos.
 


Fonte
Texto: Cleuber Pereira
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)