Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho agora conta com transporte coletivo mais humanizado


Porto Velho agora conta com transporte coletivo mais humanizado - Gente de Opinião

Frases motivacionais, leitura no ônibus e colaboradores treinados ao melhor atendimento

Quem precisa utilizar o transporte coletivo em Porto Velho, diariamente,  logo é surpreendido pela nova abordagem oferecida pelo Consórcio SIM, trata-se da proposta de humanização do transporte coletivo.

Motoristas e cobradores, passaram por um treinamento de abordagem oferecendo um atendimento mais cordial aos usuários. O treinamento serviu também para mostrar a importância da qualificação do serviço prestado, harmonia, valorização do profissional, capacitação e padronização do cotidiano laboral das ações.

A proposta de humanização do SIM consiste em cinco etapas, iniciando pelo treinamento e em seguida com o processo de adesivação das sancas de oitenta ônibus com frase motivacionais, com intuito de tirar a tensão provocada pelo trânsito ou o longo trajeto.  

As frases de efeito, já fizeram a diferença durante a viagem do assistente administrativo, Jardson de 22 anos que aguardava o transporte para mais um dia de trabalho.  “Estava na parada esperando o ônibus chegar, pensando em desistir por algumas dificuldades da minha viagem tão esperada para conhecer o parque Beto Carreiro World e ao entrar no coletivo, fui surpreendido com a seguinte frase: Ser feliz até onde der, até onde puder, sem adiar, ser feliz o tanto que durar. Autor desconhecido. Aquela frase me fez pensar no meu sonho e seguir em frente com a programação, a campanha desenvolvida fez toda a diferença para minha decisão.

A terceira etapa da proposta vem em alusão a campanha de conscientização para um trânsito seguro, com a adesão a campanha “Maio Amarelo”, desenvolvida pela Semtran. Nesta campanha,  100% da frota foi adesivada com o laço amarelo, símbolo da campanha. Os motoristas também passaram por treinamentos, com vistas a um trânsito mais seguro,  ministrado por técnicos do  Detran.

Já na quarta etapa, lançada dia 15 de maio, foi disponibilizado aos usuários do sistema, em algumas das linhas,  o projeto “Viajando na Leitura”.  Nesse projeto, os usuários passaram a ter acesso a livros diversos para que possam   ampliar seu conhecimento, ocupar o tempo da viagem e, ainda,  estimula a troca de livros para que outras pessoas possam ter acesso ao projeto e a interação dentro do ônibus.

Confiante no sucesso da campanha, Elizabete Barufaldi, diretora executiva do Consórcio SIM comenta que “ a proposta tem sido muito aceita pelos clientes e espera que de humanização nos coletivos ajude na formação de cidadãos cada vez mais conscientes”.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)