Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Porto Cai N’Água é reinaugurado pela prefeitura de PVH


Porto Cai N’Água é reinaugurado pela prefeitura de PVH - Gente de Opinião

O terminal hidroviário Porto do Cai N ́Água, um dos mais importantes portos da região Amazônica, foi reinaugurado na manhã desta sexta-feira (15/6) pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.


Localizado, no bairro Baixa União, na margem direita do rio Madeira, o terminal foi reestruturado e já está em pleno funcionamento. O serviço estava previsto para ser concluído em julho, mas com uma força tarefa, foi antecipado em um mês.

A obra, orçada em R$ 3,8 milhões, foi realizada com verba conquistada junto ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e foi coordenada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) do Amazonas.

Durante a cerimônia de reinauguração, que contou com a participação de autoridades políticas, administrativas e militares, o prefeito lembrou que o recurso foi negociado por ele e com a intervenção do deputado federal Luiz Cláudio.

“Os cabos de sustentação foram se rompendo após a enchente histórica de 2014 e a Marinha interditou o Porto. No ano passado, em virtude da inauguração do viaduto da Rua Três e Meio, convidei o ministro da época, Maurício Quintela, para visitar o Porto Cai N'Água. Depois de muita negociação os recursos foram entregues e, agora, estamos devolvendo este equipamento para a população”, explicou Hildon Chaves.

Paralelo a recuperação do terminal, a prefeitura realizou trabalho de limpeza, instalação de iluminação, recuperação das vias e instalação de sinalização de trânsito nas redondezas, a fim de dar segurança ao embarque e desembarque de passageiros e mercadorias.

O senador Acir Gurgacz, que prestigiou a solenidade de reinauguração do Porto, falou da importância da obra dando ênfase ao transporte hidroviário feito através do rio Madeira. “Através dele [rio Madeira] se transporta não só carga, mas pessoas, inclusive as que moram às margens do rio. Obras de infraestrutura como esta são importantes para o crescimento e desenvolvimento, além da economia do Estado”, afirmou.


Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)