Quarta-feira, 23 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, o Centro de Treinamento das Forças de Segurança em Ariquemes será realidade

O centro será construído na área do 7º BPM, que já dispõe de espaço físico adequado e infraestrutura básica.


Presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano (Republicanos) (Foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano (Republicanos) (Foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO)

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), comemorou o avanço da proposta para construção do Centro de Treinamento “Capitão Silvio” das Forças de Segurança Pública no município de Ariquemes. Após cinco anos desde a concepção da ideia, o projeto está prestes a ser executado. O Governo do Estado autorizou a abertura do processo licitatório, previsto para o dia 12 de agosto.

A obra será fundamental para o fortalecimento da segurança pública na região. Ela foi viabilizada inicialmente por meio de uma força-tarefa dos policiais do 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM), com apoio técnico da equipe de projetos da Prefeitura de Ariquemes. À época, o então comandante do batalhão, Tenente Coronel Bispo, foi um dos principais entusiastas da iniciativa e atuou diretamente para garantir o desenvolvimento do projeto.

O centro será construído na área do 7º BPM, que já dispõe de espaço físico adequado e infraestrutura básica. O novo equipamento público será voltado para capacitação, treinamentos operacionais e suporte à saúde física e mental dos profissionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e demais Forças de Segurança. A estrutura atenderá toda a região do Vale do Jamari.

“O centro vai atender diretamente os profissionais da segurança que atuam em uma das regiões mais importantes do Estado. Ariquemes é o centro administrativo do Vale do Jamari e há anos enfrenta altos índices de criminalidade e um efetivo reduzido. Essa obra é um reconhecimento e um investimento na valorização dos nossos agentes de segurança. Agradeço ao governador do Estado, Coronel Marcos Rocha, pela execução de obra tão importante”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano.

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Coronel BM Vital, também ressaltou a relevância estratégica da obra: “A implantação de um Centro de Treinamento em Ariquemes representa um avanço estratégico para a segurança pública do Estado. A região do Vale do Jamari tem grande relevância econômica e social. Seus profissionais da segurança enfrentam desafios constantes. Ter uma estrutura local para capacitação, treinamentos operacionais e suporte à saúde física e mental desses servidores é essencial para fortalecer a atuação policial e ampliar a sensação de segurança da população. Vamos analisar com atenção o pleito apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, que demonstra sensibilidade e compromisso com os agentes que atuam na linha de frente pela proteção da sociedade.”

O nome do Centro foi escolhido em homenagem ao patrono do 7º Batalhão, Capitão Silvio, figura histórica que colaborou com a colonização da região do Vale do Jamari.

De acordo com o edital publicado pela Superintendência Estadual de Compras e Licitações (SUPEL), a obra será realizada por meio da Concorrência Eletrônica nº 90354/2024/SUPEL/RO, com valor estimado de R$ 5.171.266,36 (cinco milhões, cento e setenta e um mil, duzentos e sessenta e seis reais e trinta e seis centavos). O empreendimento será executado em regime de empreitada por preço global e tem como objetivo a construção do Centro de Treinamento para as Forças de Segurança Pública “Capitão Silvio”, em Ariquemes.

A modalidade será concorrência eletrônica, do tipo menor preço, com modo de disputa aberto, regida pela Lei Federal nº 14.133/2021 (nova Lei de Licitações), além de demais normas aplicáveis. A execução ocorrerá de forma indireta, com a contratação de empresa especializada para a realização da obra.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 23 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a

EMDUR responde a pedido de providência do Vereador Everaldo Fogaça

EMDUR responde a pedido de providência do Vereador Everaldo Fogaça

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (EMDUR) se manifestou, por meio do Ofício Externo nº 622/2025, em resposta ao pedido de providência do

Deputada Cristiane Lopes garante torre de telefonia móvel para União Bandeirantes após mais de 20 anos de espera

Deputada Cristiane Lopes garante torre de telefonia móvel para União Bandeirantes após mais de 20 anos de espera

A deputada federal Cristiane Lopes celebrou a realização de um sonho aguardado há mais de duas décadas pela população de União Bandeirantes (RO). Po

Pesquisa mostra intenção de votos de 68 lideranças para deputado estadual em Rondônia

Pesquisa mostra intenção de votos de 68 lideranças para deputado estadual em Rondônia

Uma recente pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Data Continental em 33 municípios de Rondônia revela as intenções de voto dos eleit

Gente de Opinião Quarta-feira, 23 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)