Quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 - 18h37
Uma grande procura pelos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), levou o Sine municipal a mobilizar uma estrutura especial para atender a todos os que buscam melhores salários e um emprego. As pré matrículas irão até o dia 23 de fevereiro, no horário das 8 às 14 horas, no entanto, Silmara Oliveira Carvalho, chefe da Divisão de Qualificação da Semdestur, fala que as vagas são poucas e que a grande procura pode deixar muitos de fora do processo. “Disponibilizamos quatro atendentes somente para realizar as inscrições destes cursos. Pela movimentação acredito que matricularemos pelos menos 60 pessoas só no dia de hoje”, afirma.
Jones Noberto, 23, trabalha com máquinas pesadas. “Soube que pode se inscrever quem tem de 18 a 59 anos então vou fazer o de máquinas, pois já tenho experiência na área, e com o curso irei melhorar minha vida”, disse.
Josimar da Conceição da Silva, assistente, veio fazer uma entrevista, e resolveu se inscrever. “Quero aprender mais para melhorar meu salário”, conta. Já para Lucinda Marques, 28, esta é uma oportunidade única. “Trabalhei poucos dias como auxiliar de cozinha, gostei muito, porém não tenho conhecimento. Quero fazer ou o curso de culinária, ou auxiliar de cozinha”, comenta.
O Pronatec é direcionado às pessoas em vulnerabilidade social registradas no Cadastro Único do Governo Federal. As pré inscrições também podem ser feitas na secretaria municipal de Assistência Social (Semas); na Casa da Juventude; no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da zona Sul e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM). Os cursos serão realizados no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), SENAI e SENAC, a partir de Março.
O programa foi criado pela presidente Dilma Rousseff no dia 26 de outubro de 2011, por meio da Lei n°12.513. Seu objetivo principal é interiorizar, expandir e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica.
Fonte Rebeca Barca
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar