Sábado, 9 de abril de 2011 - 14h48
![]() |
O programa radiofônico "Ponto de Vista", apresentado pelo economista e jornalista Anísio Gorayeb na Rádio Cultura, das 10 às 11h, todos os sábados, debateu hoje, 09, um assunto de grande relevância: o “bullying” escolar.
Do debate participaram o médico e jornalista Viriato Moura, a psicóloga Laís Reis de Castra, e o odontólogo e político Alan Queiroz. Todos os debatedores concordaram que o tema é de grande importância e que precisa ser tratado com mais atenção, especialmente pelos educadores visto que a maioria dos casos ocorre no âmbito escolar.
Entende-se por "bullying" a prática de atos de violência física ou psicológica, de modo intencional e repetitivo, exercida por indivíduo ou grupos de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de constranger, indimidar, agredir, causar dor, angústia ou humilhação à vítima.
O tema é sobremaneira atual, visto que pode ter sido a causa básica que incitou o psicopata causador da tragédia ocorrida em uma escola do Rio de Janeiro esta semana a cometer o bárbaro assassinato de 12 jovens; 10 deles do sexo feminino.
Viriato disse que os educadores precisam intervir de modo procedente e objetivo para evitar esse tipo de prática. Laís, que coordena um projeto de combate ao “bullying” chamado “Amigos da Paz”, falou que foi vítima desta prática quando jovem, e disse que quase tem seu futuro severamente comprometido diante das agressões sofridas.
Anisinho Gorayeb também disse que quando jovem sofreu com algumas brincadeiras de “mau gosto”.
Alan lamentou que ainda não tenha sido aprovado o projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa do estado que trata do assunto, e se comprometeu a pedir que um deputado de seu partido assuma essa causa.
O "Ponto de Vista" é transmitido atrves da Rádio Cultura FM, 107.9, e também pela Internet. Uma opção inteligente para as manhã de sábado.
Fonte: Ascom/Viva Porto Velho
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

A garantia de direitos também passa pela forma como as pessoas acessam suas próprias histórias. Pensando nisso, foi sancionada no último dia 12 de n

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei 5582/2025, conhecido como Antifacção, que estabelece um novo marco legal no
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)