Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política Sindical

Professor da UNIR é afastado pela justiça da presidência do sindicato

Professores comemoram a retomada da entidade que foi dilapidada pela diretoria


Professor da UNIR é afastado pela justiça da presidência do sindicato - Gente de Opinião

Uma decisão judicial prolatada nesta quarta-feira, 23, determinou o afastamento do professor de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia- UNIR, Leonardo Severo da presidência da ADUNIR- Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior- ANDES-SN, em Rondônia, e mandou apreender as chaves da instituição, bem como a entrega de todos os bens e equipamentos que estavam em seu poder.

Severo, vinha se recusando a entregar o cargo juntamente com sua diretoria após realizar uma assembleia fraudulenta que alterou o estatuto da entidade e criou um novo sindicato onde pretendia se perpetuar na presidência. O professor não acatou nenhuma manifestação feita pelos professores que recorreram à Justiça e, mesmo com ordem judicial, ele se recusava a cumprir.

Um oficial de Justiça, acompanhado de aparato policial, surpreendeu Severo em sua residência, em Porto Velho, com ordem de, entregar as chaves da entidade e, caso se recusasse, seria conduzido à prisão. Sem opção, acabou cedendo.

Em dezembro de 2018 Leonardo Severo, então presidente da ADUNIR-S.Sind/ANDES-SN, reuniu um pequeno grupo de docentes em um  restaurante da capital – Porto Velho, para um jantar de confraternização de final de ano. Na ocasião, simulando uma assembleia, decidiu por fim à ADUNIR entidade criada em 1985 e transformada em Seção Sindical ANDES-SN em 1992 após a Associação Nacional dos Docentes, receber a carta Sindical do Ministério do Trabalho, e dessa forma receber a prorrogativa de representar os docentes em nível nacional. No restaurante, entre bebidas e tira-gostos foi criado o denominado Sindicato dos Docentes de Universidades Públicas de Rondônia (SIND-ADUNIR), com apenas 49 assinaturas na ata. Na mesma ocasião foi aprovado o Estatuto e o regimento geral dessa entidade. Outro ato praticado de forma ilegal se deu em abril de 2019, em reunião também realizada sem quórum, para alterações nos referidos Estatuto e Regimento. A partir de então, ocorreu o desligamento do ANDES-SN, ficando os docentes da UNIR sem representação nacional e de lá pra cá muitos docentes foram se desfiliando.

Conforme a Lei da Unicidade Sindical somente um sindicato tem o prorrogativa de representar a sua categoria em sua base territorial. No caso da categoria dos professores do ensino superior no Brasil à representação legítima é o ANDES-SN e a ADUNIR, assim como em todas a Universidade brasileiras, os docentes se reúnem em suas Seções Sindicais, filiadas diretamente ao Sindicato Nacional que é ANDES-SN.

 Esse SIND-ADUNIR, sem o reconhecimento legal e da maioria dos docentes da UNIR, através de sua diretoria, fez apenas o registro do Estatuto e do Regimento em cartório local, não possuindo registro no Ministério do Trabalho, sem poder político e de legalidade, passou utilizar o CNPJ da ADUNIR-S.Sind/ANDES-SN, visto que sem essas condições não poderia recolher o desconto das contribuições sindicais dos professores que mantiveram associados, bem como fazer outras transações. Durante esses três anos, em que Leonardo Severo esteve na direção do Sindicato, houve denúncias de desvio dos recursos do sindicato por membros da própria diretoria dele. Mesmo provocado pela base da categoria, nunca realizou prestação de contas, nem convocou assembleias da categoria para discutir os problemas relacionados a UNIR e/ou a situação da precarização do ensino superior no Brasil.

Indignados com o descaso da direção encabeçada por Leonardo e seus poucos aliados, em setembro de 2020 os associados da ADUNIR realizaram uma assembleia por autoconvocação com 1/5 de seus membros e elegeu uma diretoria executiva provisória para a ADUNIR, composta pelos professores; Marilsa Miranda de Souza (presidente) Adilson Siqueira de Andrade (Vice-Presidente); Valdir Aparecido de Souza (2º Vice-Presidente);Ricardo Gilson da Costa Silva (Sec. Geral);. Marco Antônio Domingues Teixeira (1º Sec. Geral); Agripino José Freire da Fonseca (1º Tesoureiro) e Lilian Maria Moser (2º Tesoureiro), conselho fiscal (titular): Antônio Carlos Maciel; Aparecida Magali Gabriel Teixeira e Gabriel Cestari Vilardi (suplentes): Sérgio Willian Domingues Teixeira, e Gilda Santos Munieri. Visando o reconhecimento e registro da ata da ata que elegeu a diretoria provisória e o conselho fiscal foi necessário recorrer ao judiciário.

Sentindo-se pressionado, no final do ano de 2021, Leonardo Severo buscou realizar as eleições para a diretoria de sindicato criado no restaurante, mantendo-se no cargo de Presidente, já que havia vencido o mandato de sua diretoria. Essa eleição foi viciada e contendo inúmeros erros o que levou associados indignados a recorrem ao poder judiciário. Por sua vez a justiça ao acatar a solicitação, determinou a suspensão do pleito, o que não foi cumprido pela comissão eleitoral, cujo presidente era o funcionário do sindicato Guilherme de Castro Castelo Branco Oliveiro Júnior.

Em 16 de dezembro de 2021 o Tribunal de Justiça de Rondônia determinou o registro de Ata de Assembleia no cartório Assis Barros – Registro e Proteção Legal de Documentos, e consequentemente a anulação do registro realizado pela diretoria do sindicato inexistente, reconhecendo assim a diretoria eleita e a ADUNIR-S.Sind/ANDES-SN com representação legal dos docentes, e determinou a saída do ex-presidente Leonardo Severo dos acentos do sindicato.

Leonardo Severo em desacato com a decisão judicial recusou a entregar as chaves da porta do escritório da ADUNIR. O judiciário ao tomar conhecimento através de um pedido de tutela antecipada proposta pela Presidente da diretoria provisória a Professora Marilsa Miranda de Souza e o Vice-Presidente Professor Adilson Siqueira de Andrade para que Leonardo Severo, fosse compelido “a entrega das chaves da entidade, documentos/informação/senhas por eles presidida interinamente, sob pena de mandado de busca e ordem de arrombamento, e/ou multa diária a ser estabelecida por este Juízo”.

Assim, nesse dia 23 de fevereiro de 2022, o Oficial de Justiça fez cumprir a decisão judicial. O professor Leonardo não queria entregar a chaves do sindicato, mas, ameaçado de prisão, acabou cedendo.

A atual diretoria provisória ao chegar à sede do sindicato contatou que não havia nenhum computador e em contato com o funcionário Guilherme de Castro Castelo Branco Oliveiro Júnior, o mesmo afirmou que o sindicato não tem computador e o notebook que estava sob sua responsabilidade, foi furtado de sua residência na semana passada. O fato é que há indícios de muitas irregularidades nas contas do sindicato. A nova diretoria já está adotando providências no sentido contratar contadores para realizar uma auditoria minuciosa nas contas, para que se possa regularizar a sua situação financeira do Sindicato.

 A ADUNIR sendo reestabelecida em sua normalidade seguirá cumprindo seu grandioso papel na defesa dos direitos dos docentes da UNIR e da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trabalhadores terceirizados da ENERGISA contratados pela da empresa TENCEL entram em greve por atraso de salários e ticket alimentação

Trabalhadores terceirizados da ENERGISA contratados pela da empresa TENCEL entram em greve por atraso de salários e ticket alimentação

Na manhã desta segunda-feira (08) dezenas de trabalhadores da empresa terceirizada TENCEL, que presta serviços à EnergisaM entraram em greve protest

Servidores do IFRO aderem à greve nacional a partir do dia 1, próxima segunda-feira

Servidores do IFRO aderem à greve nacional a partir do dia 1, próxima segunda-feira

Em assembleia da Seção Sindical integrada Ariquemes, Guajará-Mirim, Porto Velho – Rondônia, realizada no último 26 de março, os trabalhadores votara

Auditores Fiscais realizarão Assembleia Geral para debater a falta de condições de trabalho

Auditores Fiscais realizarão Assembleia Geral para debater a falta de condições de trabalho

No dia 27 de março (quarta-feira), às 09 horas, os Auditores Fiscais de Tributos de Rondônia - SINDAFISCO realizarão Assembleia Geral Extraordinária

SinPRF-RO busca apoio parlamentar em Brasília para projetos da categoria

SinPRF-RO busca apoio parlamentar em Brasília para projetos da categoria

A diretoria do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado de Rondônia (SinPRF-RO) desempenhou uma importante missão em Brasília, buscando

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)